Lavar as mãos previne doenças, não só na pandemia

Lavar as mãos previne doenças, não só na pandemia
Foto: Adobe Stock

Uma atitude que ganhou grande destaque nos dois últimos anos por conta da Covid-19 – a higienização das mãos – é uma ação simples e básica que deveria estar presente ao longo do seu dia a dia. Grande parte das doenças é transmitida pelo contato de nossas mãos com bactérias, fungos e vírus. A prática desse simples hábito pode salvar vidas tanto no ambiente hospitalar quanto na comunidade.

O uso comum de superfícies e objetos como maçanetas, cadeiras, telefones, quanto a utilização de ambientes compartilhados, como banheiros e transportes públicos, é um local propício para o compartilhamento dos microorganismos causadores de doenças.

+ Siga o Webrun no Instagram!

“Ao utilizar esses locais ou objetos é imprescindível que seja feita a limpeza das mãos, antes que aconteça o contato com a boca, nariz e olhos, e resultando na contaminação do organismo”, comenta a enfermeira e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção da Fundação Pró-Rim, Edilaine Fialek.

A higienização das mãos deve ser feita utilizando água e sabonete ou com solução alcoólica a 70%. Esse ato pode prevenir e proteger de infecções causadas por diversos agentes infecciosos e doenças como gripe, hepatite A, infecções, conjuntivite, infecções, bronquiolite e outras viroses, e principalmente da Covid-19.

Quais os passos para lavar as mãos corretamente?

Lavar as mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Para você higienizar suas mãos de forma completa e correta basta seguir os passos abaixo:

1.   Passe sabonete e água limpa nas mãos;

2.   Esfregue a palma de cada mão;

3.   Esfregue a ponta dos dedos na palma da outra mão;

4.   Esfregue entre os dedos de cada mão;

5.   Esfregue o polegar de cada mão;

6.   Lave o dorso de cada mão;

7.   Lave os punhos de ambas as mãos;

8.   Seque com uma toalha limpa ou papel toalha.

Você pode utilizar um sabonete comum para lavar suas mãos. Caso você esteja em um local sem acesso a água, faça o uso de álcool em gel ou gel antisséptico.

Lembre-se de retirar anéis e pulseiras durante a lavação, os microorganismos podem ficar presos nestes locais. “Podemos dizer que lavar as mãos com frequência pode salvar vidas, principalmente no contato com outras pessoas, como doentes, bebês, idosos e pessoas debilitadas”, enfatiza Edilaine.

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!
+ Participe de um desafio virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts