Lavillenie não cumprimenta Thiago e reclama da torcida no salto com vara

Redação Webrun | Atletismo · 16 ago, 2016

O francês Renaud Lavillenie saiu da final olímpica do Salto com Vara na Rio 2016 visivelmente decepcionado com sua medalha de prata e mostrou falta de espírito olímpico ao não cumprimentar o brasileiro e ainda reclamar da torcida barulhenta no Estádio do Engenhão. “Já competi em muitas provas ao redor do mundo e nunca tinha visto. Estavam todos contra mim”, lamenta o atual campeão mundial.

Ele chegou a comparar a reação do público ao episódio ocorrido nos jogos da Alemanha nazista, em 1936, quando o americano Jesse Owens foi vaiado ao vencer diversas provas. “Não víamos algo assim desde então. Temos que lidar com isso”, relatou à imprensa brasileira logo depois de deixar a pista. Mais tarde, em entrevista coletiva, ele disse ter feito um comentário infeliz, mas continuou a alfinetar o público brasileiro. “Isso não se faz em uma Olimpíada, não é o Espírito Olímpico”.

Lavillenie se indispôs com os torcedores. Foto: Fernanda Paradizo/ Fotoarena Lavillenie se indispôs com os torcedores. Foto: Fernanda Paradizo/ Fotoarena

Sobre a sua prova ele disse que não é comum ter dois atletas saltando acima dos seis metros, principalmente em uma Olimpíada, mas que sabia que isso aconteceria em breve. “Sabia que havia competidores talentosos, só não sabia quando e onde isso iria acontecer”. Ele relata ainda que arriscou tudo para levar o ouro ao elevar o sarrafo para 6,08m. “Sabia que tinha condições, mas no final fiquei sem energias e foi impossível realizar o salto”.

Clima ruim

Thiago afirmou que há pouco mais de um ano o francês não fala com ele. Questionado sobre o assunto, Lavillenie disse não entender o motivo da pergunta. “Realmente não nos falamos, mas não tenho nada contra ele. O Thiago é um cara talentoso, mas não é meu melhor amigo”.

Participe da Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day

Coadjuvante no meio da polêmica sobre o público, o medalhista de bronze Sam Kendricks (EUA) fez questão de elogiar o desempenho de Thiago e disse que a torcida não foi um problema. “Eles não estavam contra alguém, mas sim a favor do atleta local. Somos todos profissionais e temos que estar preparados para isso”.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!