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Principais lesões esportivas: entorse do tornozelo

Este texto é o primeiro de uma série sobre as principais lesões em praticantes de exercício. Seja na corrida, no treino funcional ou no futebol, quem nunca teve uma entorse do tornozelo?

O Tornozelo

O tornozelo é a articulação que une o pé à perna e tem a função de transferir o peso do corpo para os pés. Sua mobilidade nos permite ainda caminhar e correr. A princípio, trata-se de uma articulação estável, já que os ossos da perna se apoiam como pinça no pé. Além disso, diversos ligamentos e tendões ajudam na estabilização.

Entorse do Tornozelo

A entorse do tornozelo acontece principalmente quando os pequenos músculos do pé e da perna não conseguem se ajustar a um erro de pisada. Isso pode ocorrer  quando pisamos num pedra ou num buraco.

Em esportes, também é comum quando há mudanças de direção em terreno irregular e em aterrissagem em um pé só. Neste caso, podemos citar, por exemplo, o vôlei e o handebol. A forma mais comum de entorse se caracteriza pelo movimento de inversão, que é quando a “parte de fora” do pé se torna, subitamente, o ponto de apoio.

A maioria das entorses evolui apenas com lesão ligamentar. Mas, essa lesão, a médio e longo prazos, não costuma causar prejuízo da função. Por outro lado, inchaço e hematoma local são comuns de acontecer. Nestes casos, a avaliação médica é essencial para descartar possíveis lesões mais graves (como fraturas) e para avaliar a necessidade de radiografia.

Principais lesões esportivas: entorse do tornozelo - Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Como Tratar a Entorse do Tornozelo

Uma vez que a possibilidade de fratura estiver excluída, o tratamento de entorse tem como foco a redução do edema (inchaço) com gelo e compressão local, a diminuição da dor com analgésicos, se necessário, e a mobilização precoce.

Ao contrário do que se pensa, a imobilização com gesso ou botas ortopédicas é prejudicial para a recuperação. Quanto mais a articulação ficar parada, imóvel e imobilizada, maior a chance de restrição do movimento a longo prazo. Consequentemente, aumentamos as chances de piora na função motora.

Antes de mais nada, nas primeiras 24 a 48 horas após a entorse, deve-se evitar movimentos que causem dor. Logo após esse período, é hora de começar a movimentar o tornozelo com exercícios várias vezes ao dia.

Estes exercícios consistem em rotacionar o pé para cima, para baixo, para os lados e em círculos, garantindo a movimentação em todos os planos. A partir do momento em que esses exercícios forem realizados sem dor, o foco passa a ser o fortalecimento da musculatura do pé e da perna. Sem esquecer que o fisioterapeuta é o melhor profissional para guiar a reabilitação desde o diagnóstico até o retorno definitivo ao esporte.

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Como evitar lesões

A indicação mais importante para evitar lesões é que você busque estar sempre orientado por um profissional de educação física. Essa orientação é essencial, pois, muitas vezes, realizamos movimentos de forma errada por desconhecimento. Falamos bastante aqui sobre a a importância de um profissional de educação física.Além disso, é sempre importante se alongar e se aquecer antes do exercício. Explicamos direitinho aqui qual a diferença entre cada um. Agora, se você está procurando um profissional para te orientar, um grupo para treinar, você está no lugar certo: clique aqui e encontre o seu!

Saúde sempre!

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Débora Reiss
A Dra. Débora Reiss é Médica do Esporte pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Tem o título de Especialista em Medicina Esportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e é pós-graduada em Atividade Física para Prevenção, Tratamento de Doenças e Promoção de Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). A profissional é médica do departamento de esportes competitivos do Clube Paineiras do Morumby, responsável pela equipe de Natação; e também médica coordenadora do Futebol Social do São Paulo Futebol Clube.
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