Laboratório focado em desempenho mostra que limitações não barram melhora na performance

O Laboratório de Performance Humana da Casa de Saúde São José, é um centro de avaliação focado nas áreas de cardiologia do esporte, fisiologia do exercício, biomecânica, pediatria do esporte e nutrição. A equipe costuma realizar diferentes exames que, à partir dos resultados, identificam fatores importantes para performance esportiva e saúde do paciente. Com isso, os médicos ajudam os esportistas a alcançarem seus objetivos, até mesmo os que possuem necessidades especiais.

Inscreva-se aqui para o L’Étape Brasil, by Le Tour de France!

O Dr. Fabricio Braga, diretor médico do Laboratório explica que o local apenas se adaptou para atender ao público. “Cada vez mais eles praticam exercícios, mas ainda existe muita dificuldade nas avaliações, pela falta de condições adequadas. Os paratletas não estão isentos dos mesmos problemas de saúde e também têm o desejo de melhorar a performance”.

As avaliações consistem em observar como ele exerce o esporte, só que sempre customizando os testes. “Ainda existe o problema da falta de equipamentos específicos aos diversos níveis de deficiência. A avaliação cardiopulmonar envolve um esforço físico incremental, utilizando os membros não afetados. Já o comportamento muscular, no caso de um atleta com trauma medular e paraplégico, depende do nível de lesão. Até os batimentos cardíacos podem mudar”, explica o médico.

m uma sociedade que clama por igualdade, o acesso a métodos de avaliação de saúde e performance, não pode se esbarrar em limitações físicas Foto: Mezzotint/Fotolia
Em uma sociedade que clama por igualdade, o acesso a métodos de avaliação de saúde e performance, não pode se esbarrar em limitações físicas Foto: Mezzotint/Fotolia

A importância da avaliação é válida para os dois e esse é o primeiro passo para buscar performance. Em uma sociedade que clama por igualdade, o acesso a métodos de avaliação de saúde e performance, não pode se esbarrar em limitações físicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts