Luxação no ombro: quando posso malhar?

Nome: Michel Saad
Idade: 28 anos
Dúvida: Sofri uma luxação no acrômio, no qual fui submetido a uma cirurgia faz dois meses. Já consigo fazer movimentos plenos, mas queria saber em quanto tempo posso voltar a malhar?

Resposta: A lesão no acrômio (lesão no ombro) pode ser dividida em seis diferentes níveis:

– No nível 1 há uma ruptura parcial apenas dos ligamentos acrômio-claviculares e seu sintoma é apenas dor na região acometida, não há deformidades visíveis e seu tratamento é simples. O tratamento normalmente é feito com gelo, antiinflamatórios recomendados pelo seu médico e uso de tipóia.

– No nível 2 há ruptura completa dos ligamentos acrômio-claviculares, mas há integridade dos ligamentos córaco-claviculares. O quadro clínico e o tratamento são semelhantes ao grau 1, mas pode durar um pouco mais de tempo.

– Na lesão grau 3 ocorre a ruptura completa dos ligamentos acrômio-claviculares e dos ligamentos córaco-claviculares.

– Já nas lesões graus 4, 5, 6 ou quando há lesão muscular concomitante é necessário cirurgia. Esse parece ser o seu caso.

Esse tipo de lesão é comum em atividades de contato e de quedas. O retorno às atividades físicas é lenta e gradual, de acordo com seus sintomas de dor, amplitude de movimento e força muscular.

Dessa forma você pode voltar às atividades quando estiver sem dor e tiver o arco completo de movimento.

Resposta concedida pelo fisioterapeuta David Homsi. Especialista em fisioterapia esportiva e RPG, hoje ministra palestras e é responsável pelo departamento de fisioterapia unidade Higienópolis, centro de estudos e projeto running da clínica Dr. Osmar de Oliveira:www.osmardeoliveira.com.br.

Este texto foi escrito por: Redação Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts