Maratona das Águas: inscrições encerram sexta

Praça Adhemar de Barros: local onde se dará a chegada (foto: Divulgação)
Praça Adhemar de Barros: local onde se dará a chegada (foto: Divulgação)

As inscrições para a 1ª edição da Maratona das Águas que será disputada no dia 23 de março encerram-se na próxima sexta-feira (14). A prova tem limite de 700 atletas e até o momento mais de 200 atletas já garantiram suas vagas.

“O número é limitado para que possamos realizar uma prova segura e bem organizada”, revela Fernando Vernier, organizador do evento.

A Maratona das Águas, nesta sua edição inaugural procurou tomar cuidado com o planejamento e organização do evento. O primeiro passo que Vernier deu, foi efetuar a aferição do percurso através da Federação Paulista de Atletismo.

O trajeto de 42.195 metros atravessa a região de estâncias hidrominerais do Estado de São Paulo, região serrana e de rara beleza. A prova parte da cidade de Amparo e passa por Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia para finalizar em Águas de Lindóia. O percurso é técnico com aclives e declives. A largada se dá com a altimetria de 670 metros acima do nível do mar, atingindo o pico 1002 metros (no 23 quilometro) para finalizar em 871 metros, na Praça Adhemar de Barros.

“É só ver a altimetria [do percurso] e perceber que a prova não é uma montanha russa. Com certeza é uma prova de força, porém, com exceção de dois trechos (quilometro 13 ao 18 e do 35 ao 39 quilometros) mais fortes, o restante é bastante normal”, explica Vernier.

A organização seguiu a cartilha de respeito aos corredores e não descuidou dos corredores profissionais e amadores. Os vencedores do masculino e feminino ganharão prêmio em dinheiro de R$ 500,00 (quinhentos reais) e viajem para disputar a Maratona de Nova York, em novembro. Já os amadores ganharão o mesmo prêmio, mas no caso, através de sorteio que contemplará somente um único atleta.

Jantar de massas no dia anterior à prova, medalhas aos que concluírem o percurso no tempo-limite de 6 horas e camisetas também serão oferecidos aos atletas.

A organização frisa que esse não é um evento pontual e que terá continuidade nos próximos anos. “Tenho um interesse pessoal nessa maratona, pois pretendo criar para as próximas edições uma campanha de preservação dos recursos hídricos. Ela se chama das águas, não somente porque está sendo realizada no Circuito das Águas Paulista, mas em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é comemorado em 22 de março. Quero fixar a prova sempre para o domingo mais próximo a esse dia. Em 2004 será no dia 21 de marçoo e esperamos ter a meia-maratona, terminando em Serra Negra e uma prova de 12 Km, terminando em Monte Alegre do Sul”, finaliza o organizador.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts