• Maratona - A Maratona de Boston 2019 está chegando! Fique por dentro de tudo desta competição

A Maratona de Boston 2019 está chegando! Fique por dentro de tudo desta competição

Entre campeões e recordistas mundiais, são muitos participantes que se destacam neste ano

Foto: Divulgação Facebook

Foto: Divulgação Facebook

A 123º Maratona de Boston, que acontece na segunda-feira, dia 15 de abril de 2019, já se tornou um rito anual de primavera na cidade. A mais antiga maratona consecutiva do mundo, criada em 1897, atrai a atenção tanto de corredores e moradores da região quanto de turistas de todas as partes do mundo.

Desde 1969, a prova acontece na terceira segunda-feira de abril e esse dia é conhecido como a “segunda-feira da maratona”. A corrida proporciona um momento importante para Boston; a oportunidade de apresentar seus bens culturais, históricos e esportivos, para quem é atraído para a região.

“A Maratona de Boston é um pontapé inicial espetacular para o período mais movimentado da cidade, que vai de abril a outubro”, disse a presidente e CEO da Bureau, Martha Sheridan. “A Maratona é o evento mais amado em nossa cidade.”

Nos últimos anos, o Greater Boston Convention & Visitors Bureau (GBCVB) produziu relatórios resumidos de impacto econômico que estimam que a Maratona de Boston injete mais de US $ 200 milhões na economia de Boston.

“Todos os anos, a Maratona de Boston 2019 reúne pessoas de todas as origens para celebrar a excelência atlética e o espírito de comunidade”, disse Tom Grilk, diretor executivo da B.A.A (Associação Atlética de Boston). “Nós, no B.A.A., estamos ansiosos para receber participantes, espectadores e voluntários de todo o mundo.”

O percurso de 42.195k passa por vilas e pequenas cidades até o centro de Boston. Os competidores cruzam a linha de chegada em Boston Common – primeiro parque público dos Estados Unidos. Neste ano, a primeira maratona a aceitar mulheres na competição tem um prêmio de 871 mil dólares, além de bônus, e mais de 30 mil participantes oficiais, incluindo corredores de outros 118 países.Além disso, mais de 9.700 voluntários ajudarão os participantes em sua jornada de Hopkinton para Boston e mais de meio milhão de espectadores vão se alinhar na rota da corrida.

Além de eventos que já fazem parte da agenda da Maratona, como Boston Marathon Expo – onde os participantes solicitam seus números de inscrição – e B.A.A. 5K, a novidade de 2019 é o Boston Marathon Fan Fest. Música ao vivo, atividades, sessões de fotos e muito mais acontece neste festival de três dias aberto ao público e gratuito no Copley Square Park.

+ Participe da Maratona do Rio 2019

Campeã da Maratona de Boston 2018, Desiree Linden. Foto: Divulgação Facebook

Campeã da Maratona de Boston 2018, Desiree Linden. Foto: Divulgação Facebook

Os favoritos

Neste ano, os espectadores precisam voltar suas atenções para diversos corredores americanos e estrangeiros. Entre atletas olímpicos, paralímpicos, campeões mundiais e do Abborr World Marathon Majors, são 82 corredores de elite na 123ª Maratona de Boston.

“John Hancok – principal patrocinador há 34 anos – mais uma vez reuniu uma equipe de elite que garantirá uma corrida ferozmente competitiva. São campeões e detentores de recordes nacionais, estamos empolgados para assistir à mais um capítulo da história da Maratona de Boston no Dia dos Patriotas”, diz Tom Grilk.

Homens
Na elite dos homens estão os campeões de Boston: Yuki Kawauchi, do Japão, e vencedor 2018; Geoffrey Kirui, do Quênia, campeão de 2017; Lelisa Desisa, da Etiópia, e duas vezes vencedor; Victor Lemi Berhanu, também da Etiópia e ganhador de 2016; e Wesley Korir, do Quênia, que subiu ao pódio em 2012.

Seguindo os campeões de Boston, os maratonistas Law Cherono, do Quênia – vencedor duas vezes em Amsterdã e em Honolulu, Sevilha e Praga – e da Etiópia, Sisay Lemma – campeão de Varsóvia, Viena, Frankfurt – e Solomon Deksisa – vencedor de Mumbai e Hamburgo.

Os japoneses Hiroto Inoue e Hayato Sonoda também se juntam ao time. Inoue venceu a Maratona dos Jogos Asiáticos de 2018 e Sonoda foi vice-campeão em Beppu-Oita no ano passado. Além deles, Ghirmay Ghebreslassie, da Eritreia, corre contra seu compatriota e recordista mundial da meia-maratona, Zersenay Tadese. O britânico Scott Overall e 2:06 maratonistas quenianos Felix Kandia, Festus Talam e Philemon também merecem destaque.

A equipe americana anunciada inclui o terceiro lugar no ano passado, Shadrack Biwott; os atletas olímpicos Dathan Ritzenhein, Abdi Abdirahman e Jared Ward; Jeffery Eggleston, Elkanah Kibet, Timothy Ritchie, Scott Fauble, Aaron Braun e Brian Shrader.

Entre os que fizeram a sua estreia em Boston, estão homens que correram os seus melhores tempos em 2018, como o vencedor de Roterdão, Kenneth Kipkemoi, do Quénia; duas vezes campeão de Toronto, Benson Kipruto, do Quênia; e o ganhador de Beirute, Mohamed Reda El Aaraby, do Marrocos.

Mulheres
Na equipe feminina de elite, John Hancock reuniu um grupo de 22 mulheres, das quais 11 tiveram melhores tempos pessoais abaixo de 2:23:00.

Liderando o caminho está a vencedora de 2018, Desiree Linden, dos Estados Unidos; a queniana Edna Kiplagat, duas vezes medalhista de ouro no World Championships Marathon, três vezes vencedora da série Abbott World Marathon Majors e campeã de Boston em 2017; vencedora de 2015 em Boston, Praga e Las Vegas, Caroline Rotich do Quênia; e Sharon Cherop, também queniana, vencedora de Boston 2012, Hamburgo, Toronto, Torino e Cingapura.

Desafiando as campeãs de Boston estão as 2:19 maratonistas etíopes Aselefech Mergia, campeã de Londres e três vezes vencedora de Dubai; Mare Dibaba, medalhista de ouro da Maratona de Campeões do Mundo de 2015, medalha de bronze da Maratona Olímpica de 2016, duas vezes vencedora do Xiamen; e Worknesh Degefa, campeã de Dubai.

As segundas e terceiras classificadas do ano passado, Sarah Sellers, dos Estados Unidos, e Krista DuChene, do Canadá, retornam para melhorar suas posições. Elas se juntam à medalhista de prata nos Campeonatos Olímpicos e do Mundo nos 10.000m, Sally Kipyego, dos Estados Unidos; e às elites dos EUA anteriormente anunciadas: Jordan Hasay, terceiro em Boston em 2017; Sara Hall, campeã nacional de 2017; Lindsay Flanagan; Becky Wade; e Sarah Crouch.

Trio de etíopes Meskerem Assefa – vencedora de Roterdam e Frankfurt -, a olímpica Belaynesh Oljira e Marta Megra – campeã de Toronto. Entre as novidades do circuito de Boston estão a atleta olímpica e campeã em Paris Betsy Saina, do Quênia; Eva Vrabcova da República Tcheca, medalhista de bronze no Campeonato Europeu de Maratona de 2018; olímpica Alyson Dixon da Grã-Bretanha; e Mary Wacera, do Quênia, fazendo sua maratona de estreia, medalhista de prata na Meia Maratona do Campeonato Mundial em 2014 e bronze em 2016.

Cadeira de rodas
Na divisão de cadeira de rodas masculina, o atual campeão Marcel Hug, da Suíça, busca conquistar seu quinto título na categoria. O atleta faz parte de um bom grupo internacional, incluindo o 10 vezes ganhador Ernst van Dyk, da África do Sul.

Juntando-se com Hug e van Dyk, estão os vencedores de Boston Masazumi Soejima e Hiroyuki Yamamoto (ambos do Japão), bem como o ex-recordista canadense do curso, Joshua Cassidy. As estrelas britânicas David Weir e Johnboy Smith, os japoneses Hiroki Nishida, Ryota Yoshida e Kota Hokinoue, o canadense Tristan Smyth e o irlandês Patrick Monahan completam o campo internacional masculino.

Os candidatos masculinos americanos Daniel Romanchuk, Joshua George, Aaron Pike, James Senbeta, Krige Schabort e Brian Siemann também estão inscritos.

Na divisão de cadeiras de rodas femininas, Manuela Schar, da Suíça, retorna à cena com melhor desempenho mundial. Schar marcou 1:28:17 em Hopkinton para Boston em 2017, tornando-se a primeira mulher a mergulhar abaixo da barreira das 1:30 em nesta maratona. Ela se juntará na linha de partida com a compatriota Sandra Graf; Madison De Rozario e Eliza Ault-Connell, da Austrália; Margriet Van Den Broek, da Holanda; Diane Roy, do Canadá; e Aline de Rocha, do Brasil.

Cinco vezes e atual campeã, Tatyana McFadden lidera o ataque americano, liderando Susannah Scaroni, Amanda McGrory, Arielle Rausin, Katrina Gerhard e Michelle Wheeler.

+ Confira mais maratonas para participar

Acompanhe todas as novidades da Maratona de Boston 2019 nos Instastories do Webrun, @portalwebrun.

(*Informações dos favoritos publicadas no portal da B.A.A.)

Sobre a Boston Athletic Association (B.A.A.)
Fundada em 1887, a Boston Athletic Association é uma organização sem fins lucrativos com a missão de promover um estilo de vida saudável por meio do esporte, especialmente da corrida. A Maratona de Boston de B.A.A é a maratona anual mais antiga do mundo e a organização gerencia outros eventos locais. Além disso, oferece suporte para programas abrangentes de caridade, juventude e corrida durante todo o ano, incluindo atletas de alto desempenho e clube de corrida. Desde 1986, o principal patrocinador da Maratona de Boston é John Hancock. A Maratona de Boston é parte da Maratona Mundial da Abbott, juntamente com maratonas internacionais em Tóquio, Londres, Berlim, Chicago e Nova York. Mais de 60.000 corredores participarão de eventos da B.A.A.  em 2019. A 123ª Maratona de Boston será realizada na segunda-feira, 15 de abril de 2019. 

Sobre o Great Boston Convention & Visitors Bureau (GBCVB)
O Greater Boston Convention & Visitors Bureau (GBCVB) é a organização oficial de marketing e serviços ao visitante encarregada do desenvolvimento de reuniões, convenções e negócios relacionados ao turismo para Boston, Cambridge e a região metropolitana. 

Comentários

Tags:, , , , , , , , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade