Maratona de Dubai: campeões defendem título

Willy Rotich terá que dar duro para vencer de novo (foto: Divulgação)
Willy Rotich terá que dar duro para vencer de novo (foto: Divulgação)

Apenas 12 meses após vencerem a Maratona de Dubai (emirados Árabes), a etíope Askale Tafa Magarsa e o queniano Willy Rotich retornarão ao fronte para defender seus títulos, na edição 2008 da competição, que acontecerá em 18 de janeiro. O dueto africano se destacou no field da prova passada, mas certamente terão um desafio maior pela frente.

Além de enfrentarem um trajeto diferente do ano passado, a premiação de 250 milhões de dólares para o campeão e o bônus de um milhão para o recorde mundial, atrairá o pelotão mais forte de toda a história da competição. “Ano passado Willy e Askale foram os melhores e estamos felizes de tê-los de volta. Mas eles terão que dar o melhor de si para conquistar novamente o título”, ressalta o coordenador geral Ahmed Al Kamali.

Rotich venceu em 2007 com 2h09min53 com uma velocidade média de 19,5 km/h, na segunda vez em oito edições em que um atleta correu sub 2h10 e pode ter sido rápido, mas fez um jogo de paciência. Ele duelou com o então campeão Joseph Ngeny até o quilômetro 38, ocasião em que acelerou para a vitória.

Após receber sua medalha ele declarou que “talvez com as pessoas certas e bons marcadores de ritmo, alguém seja capaz de marcar 2h05min aqui”. Talvez haja várias “pessoas certas” no pelotão de elite de 2008, além de Haile Gebrselassie, que baixou em 29 segundos o Recorde Mundial anterior.

Quem também correu bem foi Askale, que aos 22 anos quebrou a invencibilidade de cinco anos de Albina Ivanova com uma diferença de mais de seis minutos. Ela liderou praticamente toda a competição e quebrou sua melhor marca obtida em Milão (em outubro de 2006), em 38 segundos. Com média de 17,2 km/h, ela venceu com 2h27min19.

“Nosso field está cada dia melhor, com um grande grupo de corredores de elite mostrando seu comprometimento com Dubai”, acrescenta Al Kamali. “Porém, não são apenas os grandes nomes que são bem vindos para a maratona, para os 10 km e os 4 km, também convidamos os amadores a participar”, completa. Quem quiser correr a prova, pode se inscrever pelo site www.dubaimarathon.org.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts