Maratona de Londres 2012 não terá chegada no Estádio Olímpico

The Mall  com o Palácio de Buckingham ao fundo (foto: Domínio Público)
The Mall com o Palácio de Buckingham ao fundo (foto: Domínio Público)

Ao contrário do que tradicionalmente acontece com as maratonas olímpicas, os 42 quilômetros da Olimpíada de Londres 2012 não terão chegada no Estádio Olímpico, mas sim no The Mall, onde também será a largada. O local é uma rua que vai do Palácio de Buckingham, em sua extremidade ocidental, para o Admiralty Arch, e depois na Trafalgar Square, em sua extremidade oriental, onde se cruza com o Spring Gardens.

A informação foi confirmada nessa segunda-feira (04/10) pelo Comitê Organizador dos jogos e, segundo os responsáveis pelo projeto, a rota apresentada diminuirá a interferência nos demais esportes que acontecerão na cidade. A prova olímpica é muito menor do que a maratona regular, já que deverá reunir cerca de 80 atletas, contra mais de 36 mil da disputa anual.

A largada será no The Mall e o percurso passará por diversos pontos turísticos da capital britânica, como o Palácio de Buckingham, Admiralty Arch, Birdcage Walk, Catedral St Paul’s, Tower Hill, a Casa do Parlamento, entre outros locais. O trajeto será circular, de forma que o público possa acompanhar a passagem dos atletas várias vezes.

“Nosso objetivo principal é promover locais de competição que sejam funcionais para os atletas, espectadores e para a cidade sede”, conta Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador. “Temos que manter a cidade em movimento, minimizar interferências para todos e fazer com que o público chegue a tempo. Estamos confiantes que essa rota é a melhor opção para conseguir isso”, salienta.

Vale lembrar que, apesar do discurso do presidente sobre a mobilidade, a história passada da maratona remete a mudanças no trajeto para agradar a família real. Até 1908 a distância variava a cada edição da Olimpíada, mas sempre próxima dos 40 quilômetros, distância que separa as cidades gregas de Maratona e Atenas.

A partir da Olimpíada de Londres em 1908, a distância foi aferida em 42,195 quilômetros para que a realeza pudesse acompanhar a prova no jardim do Palácio de Windsor, local de veraneio da monarquia britânica. O que você achou deste percurso? Deixe seu comentário no Fórum.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts