Maratona de Londres 2020: saiba tudo sobre a edição deste domingo

Marcada para o próximo domingo, 4 de outubro, a Maratona de Londres promete colocar a elite do atletismo mundial para correr. A prova é uma das mais disputadas do mundo e tradicionalmente conhecida como palco de quebra de recordes devido ao seu percurso plano.

A 40ª edição da Maratona de Londres estava inicialmente agendada para abril, porém foi adiada por causa da pandemia de covid-19 e sofreu várias mudanças no regulamento para ser liberada para acontecer, a principal delas é que não haverá participação de atletas amadores.

Maratona de Londres 2020: saiba tudo sobre a edição deste domingo
Imagem: Divulgação
O que muda em relação a outras edições?

– Número restrito de atletas: serão apenas 90 competidores da elite mundial: 39 homens, 29 mulheres, 15 homens em cadeira de rodas e 7 mulheres em cadeiras de rodas.

– Bolha de biosegurança: a organização criou uma zona exclusiva para elite, nomeada “bolha de biosegurança”, que inclui medidas como todos hospedados no mesmo hotel, exclusivo para os atletas, treinadores e equipe de apoio.

O hotel escolhido conta com uma área de 16 hectares, onde os corredores puderam treinar nestes últimos dias de preparação, sempre com distanciamento social.  Os corredores só não estão utilizando máscaras nos momentos de treino, alimentação ou dentro dos quartos individuais.

“É nosso dever e responsabilidade garantir que esse evento seja seguro. Analisamos outros exemplos e temos aprendido lições de outros desportos que já regressaram, o que fez com que tenhamos desenvolvido os nossos planos de segurança médica, garante o diretor da Maratona de Londres, Hugh Brasher.

Além disso, quatro dias antes de viajarem para a capital britânica, todos foram testados para covid-19 e ao chegar em Londres também foram testados constantemente.

– Novo percurso e sem público: para evitar aglomerações de espectadores, o acesso ao local de prova será restrito, não haverá público ao longo do percurso, para isso foi necessário alterar o trajeto da prova.

A corrida terá 19 voltas de 2,15 km no parque St James’s e mais 1.345 m até a linha de chegada tradicional na avenida The Mall. Veja abaixo o mapa do percurso da Maratona de Londres em 2020:

Maratona de Londres 2020: saiba tudo sobre a edição deste domingo

Apesar das alterações, a World Athletics, antiga IAAF, afirmou que a corrida continua cumprindo as exigências olímpicas, ou seja, os atletas terão a chance de obter o índice olímpico na corrida.

– Amadores farão prova virtual: quanto aos corredores amadores, a opção para este ano é a Maratona de Londres Virtual. Os participantes realizarão a distância de 42 km de onde estiverem dentro do tempo limite estipulado pela organização, até 23h59m59 de domingo (horário britânico).

+ Veja como participar de uma corrida virtual!

Os inscritos deverão marcar no aplicativo oficial da maratona quando iniciarem a corrida e o app fará o rastreamento. Todos que completarem os 42 km terão direito à medalha de participação. Foram mais de 45 mil pessoas inscritas nessa edição virtual.

Maratona de Londres 2020: saiba tudo sobre a edição deste domingo
Foto: Virgin Money London Marathon
Expectativa para prova

No masculino, a grande expectativa era pelo duelo entre o queniano Eliud Kipchoge e o etíope Kenenisa Bekele, os únicos homens a correrem a maratona em menos de 2h02m. Mas, nesta sexta-feira (02), a equipe do etíope anunciou em suas redes sociais que ele não poderá mais participar a prova por causa de uma lesão na panturrilha. A notícia foi recebida com tristeza pelos fãs que aguardavam ansiosos por uma disputa entre os mais rápidos maratonistas do mundo.

“Esta corrida era muito importante para mim. O meu triunfo em Berlim no ano passado me deu muita confiança e motivação. Estava ansioso para poder mostrar novamente que estava preparado, já que treinei muito para isso. Tenho consciência de que muitas pessoas em todo o mundo esperavam essa corrida. Lamento decepcionar os meus fãs, os organizadores e os meus adversários. Vou agora ter um tempo de recuperação para depois estar novamente em forma. Espero voltar a Londres no ano que vem”, afirmou o etíope nas redes sociais da sua equipa, a NN Running Team.

Bekele, três vezes campeão olímpico e cinco vezes campeão mundial em pista, é o atual detentor da segunda melhor marca na história de maratonas, apenas atrás de Kipchoge, 2h01m41 contra 2h01m39. O queniano, recordista do mundo na distância, procura alcançar a quinta vitória na prova, um recorde na história da competição. Kipchoge tem 11 vitórias em 12 maratonas e é o homem que correu a distância de 42 km abaixo de 2 horas no ano passado em um percurso extraoficial em Viena.

+ Confira o calendário completo de corridas de rua!

Já na prova feminino,  a atenção estará voltada para a vencedora da última edição da prova, a queniana Brigid Kosgei, recordista mundial após vencer a Maratona de Chicago 2019 com 2h14m04s, e para também queniana Ruth Chepngetich, atual campeã mundial na distância.

Horário da Maratona de Londres 2020

Às 7h15 do dia 04/10 – largada da maratona feminina (03h15 no horário de Brasília)

Às 10h15 do dia 04/10 – largada da maratona masculina (06h15 no horário de Brasília

Às 13h15 do dia 04/10 – largada da maratona para cadeirantes (11h15 no horário de Brasília)

Outras Majors 

Neste ano com a pandemia de covid-19, apenas a Maratona de Tóquio aconteceu, mas assim como Londres, só para a elite do esporte, sem a participação de atletas amadores.  As maratonas de Boston, Berlim, Chicago e Nova York, que também fazem parte da World Marathon Majors (WMM) foram canceladas.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts