Maratona de Londres: como a organização inovou na hidratação e teve 300 mil garrafas plásticas a menos?

Uma ação da Maratona de Londres deste ano foi bastante elogiada, a organização conseguiu distribuir 300 mil garrafas plásticas a menos substituindo-as por bolsas de água. No km 36 da prova, que aconteceu no último domingo (28), os corredores em vez de garrafas ou copinhos plásticos receberam cápsulas comestíveis de água feitas por uma membrana fina à base de algas marinhas.

O produto, que visou tornar a prova mais sustentável, foi desenvolvido por uma start up de Londres chamada Skipping Rocks Lab, que desde 2014, ano de sua criação, tem como objetivo desenvolver alternativas de consumo para produtos que em geral são comercializados em embalagens plásticas. As bolsas comestíveis não possuem sabor, por isso não alteram o gosto da água ou de qualquer outro líquido que coloquem dentro dela.

Os voluntários do posto de hidratação do km 36 fizeram a distribuição utilizando luvas, por questões de higiene,  já que todo o produto poderia ser consumido. Alguns corredores durante a prova a consumiram completamente, enquanto outros acabaram jogando a membrana no chão, o que ainda assim, nem de longe, causa o dano que o plástico causa ao ser abandonado no meio ambiente,uma vez que a bolsa é biodegradável e se decompõe em cerca de seis semanas, centenas de anos a menos que o plástico.

+ Ainda não fez sua inscrição para a Maratona do Rio? Tá esperando o que? Clique aqui e garanta sua participação.

Foi a primeira vez que a Maratona adotou uma medida assim. Nos outros pontos de hidratação da prova, a distribuição de água ainda foi feita em garrafas plásticas, mas a maioria delas produzidas com materiais reciclados.

Será que chegará um dia em que as grandes corridas serão 100% livres da distribuição de materiais plásticos?

Confia o vídeo das bolsas sendo distribuídas na Maratona de Londres:

+ Escolha o seu próximo desafio aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts