Maratona de Nova York anuncia mudança no sistema de vagas já em 2012

Tradicional Maratona de Nova York mudou política para vagas na prova (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
Tradicional Maratona de Nova York mudou política para vagas na prova (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)

A organização Corredores de Rua de Nova York (NYRR), responsável pela realização da célebre maratona nova-iorquina, anunciou mudanças no sistema de inscrições para a prova. No domingo (27/11), a NYRR divulgou que a política de vagas para os candidatos à participação na Maratona foi revista.

A procura pelas vagas na Maratona de Nova York é tão grande que as inscrições não funcionam como na maioria das provas. Há um sorteio entre os interessados para definir quem poderá se inscrever. Além disso, existem as vagas garantidas por classificação, que obedecem diversos critérios.

Segundo a NYRR, a crescente popularidade das maratonas nos últimos anos levou ao aumento significativo no número de entradas garantidas (por classificação), reduzindo o número de entradas não-garantidas (sorteio). Se mantidos o aumento de “garantidos” e a atual política de divisão de vagas, a previsão é que em cinco anos não existam mais vagas não garantidas, as vagas por inscrição.

“Acreditamos que as inscrições não garantidas são um elemento essencial da democracia de nossa maratona e aumenta a diversidade na modalidade”, declara a presidente e diretora executiva da NYRR, Mary Wittenberg. Para solucionar o tema, a NYRR declarou quatro mudanças nos padrões e políticas de vagas.

  • Classificação por cancelamento de inscrição – Até então, o corredor que cancelasse sua inscrição de acordo com as normas de cancelamento teria uma vaga garantida na prova do ano seguinte. A regra foi mantida, mas o atleta perde tal direito se cancelar sua inscrição pela segunda vez consecutiva.

  • Classificação por não obtenção da vaga em três anos seguidos – Os fundistas que se candidatassem e não fossem sorteados para a inscrição no período de três anos consecutivos tinham o direito à inscrição garantida para o quarto ano. Essa política foi abolida, mas quem concorreu entre 2009 e 2011 terá a vaga em 2012.

  • Classificação por completar 15 Maratonas de Nova York – A norma será descontinuada em 2015. Todos aqueles que acumularem 15 Maratonas de Nova York até lá terão o direito às vagas, mesmo depois de 2015.

  • Classificação por tempos rápidos de maratona ou meia maratona – A classificação por tempo divida por gênero e faixa etária foi mantida, mas os índices foram alterados. Como o período de classificação para a prova de 2012 já estava aberto, os novos tempos serão válidos a partir da obtenção de vaga para 2013. Confira os quadros com os novos índices em http://www.ingnycmarathon.org/entrantinfo/Guaranteed_Entry_Guidelines.htm.

    Este texto foi escrito por: Webrun

  • Redação Webrun

    Redação Webrun

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

    Ver todos os posts