Marílson e Teles embarcam para Pequim nessa quarta

Franck chegará a Pequim depois dos outros atletas (foto: Ricardo Leizer/ www.webrun.com.br)
Franck chegará a Pequim depois dos outros atletas (foto: Ricardo Leizer/ www.webrun.com.br)
Maríslon Gomes e José Teles, dois dos representantes brasileiros na maratona olímpica de Pequim, embarcam para a China nessa quarta-feira às 21h45. Marílson é apontado como um dos favoritos ao pódio, enquanto Teles aposta na experiência de seus 37 anos para obter uma boa colocação.

“Fizemos a preparação durante todo este ciclo olímpico pensando em pódio, mesmo sabendo que é uma das provas mais difíceis dos Jogos”, ressalta Adauto Domingues, treinador do atleta. “O Marílson está bem, mas um bom resultado em Pequim vai depender de diversas variáveis, como nível de poluição, calor e, claro, do desempenho dos adversários”, completa. Atualmente a melhor posição do Brasil na prova é um terceiro lugar, obtido por Vanderlei Cordeiro de Lima, em Atenas 2004.

Campeão da Maratona de Nova York em 2006 e recordista sul-americano dos 10 mil metros, ele também está qualificado para essa prova, que ainda não é certeza de participação. “A prioridade é a Maratona, mas há chance de ele correr, se isto ajudar na sua preparação e contribuir para sua adaptação aos Jogos”, avalia Adauto.

Outros representantes – José Teles de Souza vem aparecendo com grande destaque no Brasil nos últimos anos e, no cenário internacional, obteve o 18º lugar no Mundial de Osaka, no Japão. Já o terceiro integrante do field canarinho, Franck Caldeira, vai embarcar na noite dessa quinta-feira, por uma opção de seu treinador Henrique Viana.

“Optamos pela chegada dele o mais próximo da prova, para que os efeitos da poluição atrapalhem o mínimo possível o seu desempenho”, afirma Viana. “A briga por medalha será dura. Por isso, todos os cuidados são necessários para que o Franck – campeão pan-americano da prova no Rio de Janeiro 2007 – tenha um bom resultado em Pequim”, completa. Ele será o último atleta a integrar a delegação brasileira, composta por 45 competidores, sendo 23 homens e 22 mulheres.

A disputa da maratona masculina está programada para o dia 23 (sábado) , às 20h30 (hora de Brasília), enquanto a feminina para o dia 16 (sábado), também às 20h30.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts