Marílson Gomes busca tetracampeonato na São Silvestre

O atleta é o favorito da disputa  (foto: Sérgio Shibuya / ZDL)
O atleta é o favorito da disputa (foto: Sérgio Shibuya / ZDL)

O fundista de maior destaque no Brasil, Marilson Gomes dos Santos, estará presente na 87ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em busca do tetracampeonato no próximo dia 31. “Fizemos um teste em Campinas e achamos que ele está bem. O corredor é tricampeão e vai correr como favorito”, diz Adauto Domingues, treinador do atleta de 32 anos.

A preparação de Marílson acontece na altitude de Campos do Jordão. Ano passado ele foi o primeiro a cruzar a linha de chegada em 44min02. “Achava que a corrida só seria definida no final. Mas estava me sentindo bem e resolvi abrir do grupo da frente antes do que havia previsto. A estratégia acabou dando certo e consegui ganhar de novo”, afirma o corredor.

O brasileiro se manteve no pelotão da frente até o quilômetro 6,5 da prova, no final do elevado Costa e Silva, onde passou a imprimir um ritmo mais forte, assumiu a liderança e começou abrir vantagem sobre os adversários. A segunda e a terceira colocação ficaram para os quenianos Barnabas Kosgei e James Kwambai , que chegaram com os tempos de 44min49 e 45min15.

Marílson é o único sul-americano a vencer duas vezes a Maratona de Nova York (2006 e 2008) e é dono dos recordes sul-americanos nos cinco mil metros (13min19) e dez mil (27min28) em pista. Também detêm a marca continental em provas com dez, 15 e 21 quilômetros, e está pré-convocado para a Olimpíada de 2012.

“A participação do Marílson na São Silvestre só confirma a importância da corrida internacional no calendário. A nova fase da prova terá o maior fundista do país e uma elite de alto nível formada por africanos e pelo pelotão brasileiro”, enfatiza Júlio Deodoro, organizador do evento.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts