Marily dos Santos e Ubiratan Santos vencem Circuito Caixa Fortaleza

Ubiratan superou o baiano Giomar (foto: Tico Utiyama/ adorofoto)
Ubiratan superou o baiano Giomar (foto: Tico Utiyama/ adorofoto)

No último domingo (27) aconteceu mais uma etapa do Circuito de Corridas da Caixa, desta vez disputada em Fortaleza num percurso de 10 quilômetros. Sob forte calor, Marily dos Santos e Ubiratan José dos Santos venceram pela primeira vez uma etapa na temporada 2009.

A largada aconteceu na Praia de Iracema e o calor forte favoreceu Marily, que gosta de correr nessa condição. “A disputa foi muito boa e é sempre bom correr aqui”, comenta a alagoana que fechou com o tempo de 35min53. Se a alta temperatura favoreceu a campeã, a segunda colocada, Conceição de Maria Carvalho Oliveira, sofreu para acompanhar o ritmo.

“É complicado quando você sai de São Paulo com 14°C e corre aqui com 28°C. O calor estava bem forte, mas deu para superar”, relata a competidora que marcou 35min58 e assumiu a terceira posição do Ranking com 158 pontos.

A terceira colocada foi Marizete Moreira dos Santos com 36min04, posição que a fez somar mais alguns pontos e diminuir a diferença para a líder do Ranking Marizete de Paula Rezende, sétima colocada no Ceará. “Vou lutar até o final”, avisa Marizete. “A briga está forte e a cada ano mais meninas chegam deixando grande a concorrência”, completa.

Masculino – Entre os homens Ubiratan usou como estratégia estudar os concorrentes de perto e só dar o bote no momento oportuno. “Saí um pouco atrás e fiquei estudando meus adversários. No meio da prova, decidi avançar porque o Giomar é muito bom de final e você não pode vacilar”, relata o atleta que não sofreu com o calor, mas evitou o pelotão dianteiro para não ter que lutar contra os fortes ventos.

A dupla veio junta até o quilômetro sete, momento em que o pernambucano resolveu arriscar e passou à frente. “Estou muito feliz por ter vencido. Treinei bastante para esta prova e gostei muito. O percurso está de parabéns, tinha muita água pelo caminho e a corrida teve um nível bem forte”, enfatiza o campeão que marcou 30min49.

Curiosamente, Ubiratan usou a mesma estratégia que Giomar costuma ter para alcançar os adversários na parte final da competição. “Não venci, mas a prova foi boa e consegui um bom resultado, principalmente porque estou vindo da Meia maratona do Rio e não estava no ritmo para uma prova de 10 quilômetros”, relata o baiano que fechou com o tempo de 31min22 e buscava o bicampeonato, visto que venceu essa etapa ano passado.

“Estou treinando para o Mundial e, por isso, acho que consegui correr em um ritmo bom aqui”, lembra sobre sua convocação para o Mundial de Meia Maratona, dia 11 de outubro, em Birminghan (ING). Ele segue na ponta do ranking com 182 pontos, seguido por José do Nascimento Souza (140) e Anoé dos Santos Dias (128).

Realizada pelo sexto ano consecutivo na capital cearense, a etapa atraiu 2.600 competidores para os percursos de cinco e 10 quilômetros e os cinco primeiros de cada categoria na elite dividiram o prêmio de R$ 13.800. A próxima etapa do Circuito de Corridas da Caixa acontece no dia 18 de outubro em Curitiba (PR) e as inscrições já estão abertas na seção Inscrições Online do Webrun.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts