Meia das Cataratas promete disputa acirrada com alto nível técnico

Meia das Cataratas 2011 tem 1.700 participantes confirmados (foto: Nilton Rolin)
Meia das Cataratas 2011 tem 1.700 participantes confirmados (foto: Nilton Rolin)

A Meia Maratona das Cataratas, que será no dia três de julho, em Foz do Iguaçu (PR), terá a participação dos 40 principais atletas de elite que atuam no Brasil. Com largada às oito horas, no quilômetro quatro da Rodovia das Cataratas, a disputa nos 21 quilômetros promete ser acirrada.

Entre os homens, o vencedor da São Silvestre de 2006 e campeão pan-americano em 2007, Franck Caldeira, correrá atrás do título que escapou nos últimos metros nas duas últimas edições (2009 e 2010). Outro destaque é Laelson Santana, quarto lugar na Maratona de São Paulo 2011 e primeiro brasileiro na prova. O atual campeão da Meia das Cataratas, Damião Ancelmo, da equipe Pé de Vento, tenta o bicampeonato. O time também conta com o quarto colocado na São Silvestre 2010, Giovani dos Santos.

O Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG), vem com uma equipe forte composta pelo atual segundo colocado no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Giomar Pereira da Silva, e o campeão do ranking em 2010, Valdir Sérgio de Oliveira. Além destes, João de Lima, vencedor da Meia das Cataratas em 2009 e dono da melhor marca da corrida (1h03min37), também estará presente.

Já entre as mulheres, destaque para as brasileiras Maria Zeferina Baldaia, campeã da São Silvestre em 2011, bicampeã da Maratona de São Paulo, e vencedora da Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2008. Conceição da Maria Carvalho Oliveira, atual líder do ranking da CBAt e bicampeã da Corrida do Trabalhador (SP), também participará do evento.

A baiana Marily dos Santos vai a Foz do Iguaçu disposta a vencer a prova pela primeira vez, após terminar na segunda colocação em 2009 e 2010. A lista também inclui Sirlene Souza Pinho, medalha de bronze na maratona do Pan-Americano do Rio, em 2007, e Rosely Mateus, que está entre as top 10 do ranking nacional.

A sexta edição da meia maratona também terá a presença de atletas estrangeiros, como Amos Kipruto Choge, no masculino, e Dorcas Kiptaurus, no feminino. Dorcas busca o bicampeonato e detém o melhor tempo da prova (1h14min44), obtido em 2010. Já Amos é o campeão da Maratona de Monbaça (Quênia) e participa da competição em Foz do Iguaçu pela primeira vez.

Mais de 1.700 atletas confirmaram participação na disputa. Esse recorde de participantes tem importantes ganhos para a economia regional. Do total de corredores, cerca de 90% vêm de fora da cidade, e centenas trazem pelo menos um acompanhante, dobrando o número de pessoas que gastam em Foz do Iguaçu e nas cidades vizinhas, como Ciudad Del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).

Como a corrida é realizada sempre aos domingos, os participantes chegam com um ou dois dias de antecedência. Segundo Marcelo Valente, diretor comercial da Loumar Turismo (operadora oficial da Meia Maratona das Cataratas), a venda de pacotes subiu 80% em relação a 2010. “Isso demonstra o interesse cada vez maior pela prova. Outro dado importante é que o tempo de permanência subiu de 1,5 dia para 2,7 dias em comparação com 2010”, comenta.

O setor gastronômico é um dos mais beneficiados com o evento. De acordo com estimativa do presidente da Regional Foz da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo de Sousa, durante três dias são servidas cerca de 12 mil refeições. Para ele, o ganho não se limita aos estabelecimentos, sendo transferido aos funcionários e movimentando a economia da região.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Foz, Carlos Silva, pensa o mesmo. “A presença dos corredores e família proporciona uma boa distribuição de renda e torna o destino mais conhecido. A Meia Maratona das Cataratas já se firmou como um grande evento nacional, e colabora para fortalecer a imagem e vários segmentos da economia da cidade”, finaliza Carlos Silva.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts