• Treinamento - 9ª Meia Maratona Pague Menos: descubra como se preparar para a distância

9ª Meia Maratona Pague Menos: descubra como se preparar para a distância

Fazer 21k exige treino e alimentação específicos; quem corre afirma que não é só calçar o tênis e sair correndo

Foto: divulgação/Facebook

É natural que, com o passar do tempo e o acúmulo de quilometragem, as corridas curtas deixem de ser desafiadoras para os atletas mais experientes. Para os corredores que já se sentem confortáveis nos treinos de 10k, por exemplo, o percurso pode parecer monótono e, junto com isso, surge o desejo de se aventurar em provas mais longas. No meio do caminho entre as corridas curtas e a maratona, os 21 quilômetros da meia maratona tornam-se bastante atrativos para quem está em busca de desafios maiores, mas ainda não se sente preparado para enfrentar os 42K.

+ Preparado para 21k? Inscreva-se na 9ª Meia Maratona Pague Menos!

Praticante de corrida há 25 anos, o cirurgião dentista campineiro Sergio Takashi Konno, 52 anos, encontrou nas meias maratonas, há cerca de 10 anos, o desafio que as corridas curtas já não ofereciam. “Comecei fazendo provas de 5K. Depois de alguns anos passei para os 10K, e, quando vi que estava bem, resolvi correr distâncias maiores”, conta.  Apesar de ainda participar de provas com percursos menores, Sérgio não esconde a preferência pela meia. A predileção de atletas veteranos pela modalidade pode ser explicada pelo fato de que esse tipo de competição não exige tanta velocidade como os 5K e os 10K.

Com a inscrição garantida na 9ª edição da Meia Maratona Pague Menos, que acontece no dia 9 de  junho, em Campinas, interior de São Paulo, conta que participou de todas as edições da prova. “Na primeira meia aqui em Campinas, fiz a inscrição para os 10K. No final da minha prova, estava me sentindo tão bem, que na volta para os 10K, resolvi ir reto e fazer a Meia Maratona”, confessa.

A educadora física Bruna Mahn alerta que engana-se o corredor que pensa que só pelo fato de sentir-se confortável correndo os 10K já é possível participar de uma meia maratona. A especialista lembra que a meia maratona é uma prova longa e que a preparação para quem vai fazer os 21K pela primeira vez deve ser gradual. “Se formos pensar em corredores de 5km e 10km que pretendem correr uma meia maratona, a diferença está na resistência aeróbia, ou seja ele deve aumentar o volume dos treinos e, se possível, de provas, gradativamente, para que consiga correr 21km”, aconselha.

A dentista Mayra Gonzaga Gago Carnier, de 39 anos, que começou a praticar corrida de rua há nove meses, é estreante na modalidade. Ela diz que desde que fez a inscrição para a prova, com a orientação de um personal,  tem se dedicado com mais afinco ao fortalecimento muscular. “Minha planilha de corrida está mais intensa, visando os 21k. Todos os exercícios de força agora são mais focados para corrida.”

Bruna observa que cada corredor tem a sua característica, por isso é  muito importante procurar um profissional para orientar o treinamento. “Um dos princípios básicos do treinamento é individualidade. Então, o ideal é procurar um profissional capacitado que possa estruturar seu treinamento levando em conta sua rotina de vida e, principalmente, o seu descanso”, aconselha a educadora física.

A meia pode ser mais desafiadora para quem está há muito tempo nas pistas, como o Sérgio, por mesclar estratégia, resistência, força de vontade e preparo psicológico. Já para quem nunca percorreu essa distância, como a Mayra, ela se torna inspiradora porque é perfeitamente tangível para grande parte dos corredores, não sendo tão desgastante nem exigindo tanto tempo de dedicação aos treinos como uma maratona, por exemplo.

Embora estejam em momentos diferentes em relação à meia maratona, as expectativas são bem parecidas. Sérgio diz que já não tem a preocupação por recordes pessoais. Quer aproveitar a prova ao lado dos amigos de longa data que fez no grupo de corrida do qual participa. Mayra também não tem preocupações com o pace e só espera terminar a corrida bem. “Quero aproveitar cada minuto pois dizem que o percurso é muito bacana. Estou bastante ansiosa”, conta.

Alimentação também faz parte da estratégia

 Ainda como estratégia de preparação, a estreante em meia maratona revela que procurou a ajuda de uma nutricionista. “Minha alimentação mudou bastante. Agora tenho cardápios diferentes para os dia de musculação e corrida. Além de um cardápio especial para os dias de treino de corrida acima de 18 km e para o dia da meia”, ressalta Mayra.

A educadora física explica que a alimentação deve ser um dos principais cuidados para quem está se preparando para uma competição de 21 quilômetros. E, da mesma forma que o treino, a rotina nutricional do atleta deve ser personalizada e pensada estrategicamente para aquela pessoa. “Recomendo que o corredor busque um nutricionista para que tenha uma orientação individualizada. Assim como não adianta fazer o mesmo treino do seu amigo, não adianta fazer a mesma dieta de outra pessoa. Somos seres únicos e devemos ser tratados dessa forma”, enfatiza Bruna.

+ Confira mais provas com a quilometragem para participar!

9ª Meia Maratona Pague Menos

A 9ª Meia Maratona do Pague Menos será realizada no dia 9 de junho de 2019, em Campinas. A largada acontece às 7h. Organizada pela Noblu Sports – Marketing Esportivo, a prova conta com duas modalidades: 21K (21 quilômetros) e 10K (10 quilômetros).

Com largada e chegada em frente ao Largo do Rosário, os percursos das duas distâncias da prova passam por importantes avenidas de Campinas, como Francisco Glicério, Aquidabã, Princesa D’Oeste, Norte-Sul, Júlio Prestes e Doutor Heitor Penteado. Além de pontos esportivos da cidade, como o Estádio Brinco de Ouro da Princesa e a Lagoa do Taquaral.

SERVIÇO:

9ª Meia Maratona Pague Menos
Data: 9 de junho/2019
Largada: 7h
Local: Avenida Francisco Glicério, 946 – Campinas / SP
Inscrições: Ticket Agora

Comentários

Tags:, , , , , , , , , , , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade