Melhore seu desempenho fazendo 5 exercícios de alongamento antes da corrida

Quem pratica esportes sabe da importância de aquecer antes das atividades físicas. Um alongamento bem feito, além de preparar o corpo para o esforço, tem o poder de diminuir as tensões dos músculos, relaxando-os; minimizar as dores nas articulações; dar mais flexibilidade; prevenir lesões; melhorar sua performance e até mesmo te dar mais consciência corporal.

Na corrida não é diferente, por ser uma modalidade que utiliza todo o corpo, é preciso que a musculatura esteja solta e aquecida. Por isso, nós conversamos com o preparador físico da Ziva Brasil, Felipe Kutiankski, que explicou cinco exercícios de alongamento que você pode fazer rapidinho antes da corrida.

Exercício 1: consiste em puxar o calcanhar próximo ao glúteo, o objetivo é alongar o interior da coxa e toda parte do quadríceps.

Foto: Agência Caro Foto: Agência Caro

Exercício 2: nesse alongamento é preciso deixar o calcanhar bem fixo no chão para forçar o sólio, os gastrocnêmios e o posterior de coxa também. O ideal é deixar o joelho bem estendido.

Foto: Agência Caro Foto: Agência Caro

Exercício 3: esse foca mais no posterior de coxa e dependendo do grau que você coloca na curvatura da coluna, inclinando mais, também pode fazer uma alongamento da lombar.

Foto: Agência Caro Foto: Agência Caro

Exercício 4: o objetivo é puxar os adutores, quanto mais se aproxima o quadril do solo, mais se estende a musculatura.

Foto: Agência Caro Foto: Agência Caro

Exercício 5: por último, é importante alongar o oposto, que são os abdutores. Esse movimento é feito conforme a aproximação do joelho do solo que causa o alongamento da musculatura. Se o pé de apoio ficar bem fixo ao chão e flexionar mais os joelhos, trabalha também o posterior da perna.

Foto: Agência Caro Foto: Agência Caro

Inscreva-se para New Balance 15k Series

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts