Mirando as ultramaratonas? Saiba por onde começar

5k, 10k, 21k, 42k. Todas as distâncias foram conquistadas por mais de um vez inclusive as tradicionalíssimas
maratonas.

Rio de Janeiro, Chicago, Paris, Tóquio e é claro Nova York.

Mas e agora, qual será o próximo desafio?

Uma das respostas que vem ganhando mais espaço nas mentes dos corredores é: tornar-se um ultra-maratonista.

Vale lembrar que basicamente há duas categorias de competições destinadas aos que almejam correr distâncias acima de 42 km. A competições Ultra trail (offroad) e as ultramaratonas de asfalto.

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Mirando as ultramaratonas: por onde começar?
Foto: Adobe Stock

As distâncias mais encontradas em cada uma dessas categorias são:

Ultratrail: 50km, 80k, 100km, 160km e 330km
Ultra maratona de asfalto: 50km, 100km, 6 horas(*), 12 horas(*) e 24 horas(*). Porém, algumas adaptações são de extrema importância para conquistar seus objetivos em provas de ultramaratona.

1. Tenha autonomia

É uma das principais características que um ultramaratonista de montanha deve ter, pois a partir do momento em que as distâncias ficam maiores, o tempo exposto em ambiente inóspito aumenta e, consequentemente, aumentam as probabilidades de acidentes e imprevistos. Sem contar que normalmente, em provas de ultratrail, encontramos staffs somente nos postos de ajuda/abastecimento. Todos esse fatores apresentados ocorrem não somente em provas, mas também nos treinos.

2. Busque o aumento progressivo da distância

Nenhuma semente torna-se um árvore da noite para o dia e com o treinamento se passa a mesa coisa. Claro que sabemos que há “recursos” que aceleram a conquista do objetivo, porém ao aceitar essa condição saiba que uma arvore que “cortou”o caminho não terá raízes sólidas. Uma base bem desenvolvida é de extrema relevância.

3. Bons equipamentos e vestuários
Em muitos eventos, tanto no Brasil quanto no exterior, são exigidos equipamentos e/ou vestuários obrigatórios por questão de segurança. Há três itens que devem ser de ótima qualidade: Anorak, headlamp (lanterna de cabeça) e calçado. Um questão técnica é que além de leves, tantos os equipamentos quanto os vestuários devem ser compactos para ocupar menos espaço na mochila.

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4 . Entenda a sua meta

Se o seu objetivo for as ultras de montanha, atente-se não somente à distância da prova, mas sim a sua altimetria e características de piso, pois são algumas informações que influenciarão diretamente no tempo de prova e, consequentemente, na logística e estratégia alimentar, por exemplo.

5. Busque orientação

Os profissionais de educação física com expertise específica são os mais indicados, pois o treinamento para uma ultramaratona de 100km de montanha é bem diferente do treinamento que tem como objetivo 100km em asfalto plano.

6. Não deixe de lado o trabalho mental

As próprias sessões de treinamento são uma forma de condicionar a mente, porém com o auxilio de um profissional da psicologia é possível aprender técnicas que o ajude a “votar para a prova”, de forma mais rápida e eficiente.

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Sidney Togumi

Sidney Togumi

Ultramaratonista e bacharel em Educação Física, Togumi é treinador da UPFITRAIL Assessoria Esportiva, onde atende os principais atletas do trail running nacional. Representante ITRA no Brasil, Assessor CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo para Trail Running, palestrante, Pós Graduado em Treinamento Desportivo - UNIFESP e Especialista em Treinamento Desportivo - Havana/Cuba.

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