• Maratona - O que te motiva a correr uma maratona?

O que te motiva a correr uma maratona?

O que mais se vê no mundo das corridas de rua são histórias de pessoas que decidiram fazer uma maratona, mas para chegar até lá, existe  um longo caminho pela frente.

É necessário que o corredor tenha um histórico de provas em outras distâncias tais como 5, 10 e 21k (21.097m). Quanto maior for a experiências nessas distâncias, menor serão as possíveis complicações.

Minha estreia, Maratona de Porto Alegre, 2014 Foto: Arquivo pessoal

Minha estreia, Maratona de Porto Alegre, 2014 Foto: Arquivo pessoal

O mais importante é sempre treinar nas condições mais seguras, realizando assim a prova e tendo uma boa história para contar a seus amigos. 

Sabemos muito bem que o treinamento para a maratona é algo que deixa o corredor, digamos que, com mais disciplina, afinal a carga de treinos é maior e não permite deslizes, já que cada sessão perdida fará falta lá na frente. Assim, é normal ver corredores que nesse período evitam até mesmo sair aos fins de semana, já que o treino mais longo costuma ser realizado nesse período e por aí vai… 

É ESSENCIAL que o corredor amador tenha acompanhamento de um treinador, já que planejamento de treino e a escolha da prova ideal para as condições do corredor fazem toda a diferença.

Quebrei na Maratona do Rio 2016 Foto: Arquivo pessoal

Quebrei na Maratona do Rio 2016 Foto: Arquivo pessoal

Qual o pace ideal para minha estreia?

Esse é um ponto muito importante a ser tratado pelo treinador. Ele é o responsável por avaliar o desempenho durante toda a preparação e traçar essa estratégia de ritmo correto pra a estreia. Porém, para um corredor que deseja iniciar sem muitas pretensões de tempo, o ideal é que ele faça uma prova totalmente cautelosa, dentro das real condições dele, sem se empolgar no início. Isso fará toda a diferença e trará segurança para a realização de uma boa prova.

E quando você faz tudo certinho e a corrida não dá certo, o que fazer?

Tem dia que dá tudo certo, tem dia que não. Vejo muito isso no mundo dos corredores amadores, a cobrança contínua por resultados, mas é essencial lembrar que ao se submeter a tal prova ela tem que ser um meio de diversão, não somente resultados, ele não depende disso como um profissional.

Embora o resultado venha, o amador não tem patrocínio e não precisa justificar resultados positivos e negativos para ninguém. Na minha opinião esse tipo de atleta não é preparado para sofrer tamanhã pressão, sendo assim não deve se preocupar tanto, já que muitas vezes essa cobrança acaba atrapalhando de tal forma que chega a ser um estresse mental, não o deixando render na prova.

A Maratona Caixa ES está com as inscrições abertas. Será no dia 14 de outubro. Clique aqui!

Uma coisa é você se sentir confiante e executar a prova da melhor maneira, sentindo prazer por alcançar um recorde pessoal, outra é se sentir cobrado: ‘eu preciso fazer X tempo’, com isso ele já começa com uma obrigação de correr e se ocorre algum problema como, por exemplo, condições climáticas adversas, isso poderá dificultar seu desempenho, ficando frustado.

Vamos deixar essa cobrança de lado, treinar mais e ir para prova com aquele grande sorriso no rosto e alegria nas pernas, que uma hora o resultado vem.

Maratona da Disney 2018 Foto: Arquivo pessoal

Maratona da Disney 2018 Foto: Arquivo pessoal

 

Comentários

Tags:, , , , , ,
Vanilson Neves
Atleta, treinador e proprietário da Assessoria esportiva Sub Elite Vanilson Neves.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade