Você fica muito ansioso antes da corrida? Confira algumas técnicas para resolver isso

Foto: Rido/Fotolia
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É natural que os corredores fiquem um pouco ansiosos antes das provas, sejam os amadores ou os profissionais, afinal é a hora de pôr em prática todo o esforço dos treinamentos. No entanto, o nervosismo em excesso também pode acabar prejudicando a performance do atleta.

Para a psicóloga Elaine Lopes suas emoções impactam diretamente em seu resultado, pois tudo está ligado à confiança e motivação, seja para o lado bom ou ruim.  “Existe a possibilidade da corrida deixar a pessoa mais ansiosa, se ela já tem tendência para sofrer com o distúrbio e não trata isso, a modalidade pode acabar sendo mais um fator para aumentar a ansiedade. A vontade de melhorar a performance, bater metas, completar provas devem ser medidas, é preciso administrar emoções, para não se prejudicar”, explica.

Em algumas pessoas a tensão pré corrida é tanta que as reações, além de emocionais, tornam-se fisiológicas causando: suor excessivo, aperto no peito e na garganta, dificuldade para respirar, fraqueza nas pernas, secura da boca, palpitações, dores abdominais e até mesmo vômitos.

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Para resolver este problema, existem algumas técnicas que ajudam a liberar a tensão antes da competição, dá uma olhada:

  1. Use sua mente ao seu favor

Mentalize coisas que te deem a sensação de bem estar, pode ser sua melhor performance, um momento importante em sua vida, pensar na letra de sua música favorita. O importante é usar esse poder para te fazer se sentir bem e mais seguro quanto à prova que está por vir.

  1. Treine sua respiração

Quanto mais ofegante for sua respiração, mais ansioso você tende a ficar. Procure respirar lenta e profundamente pelo nariz, deixe o tempo de saída de ar durar mais do que o de entrada. Use seu diafragma e concentre-se neste movimento, esse tipo de respiração ajuda a regular o organismo e o sistema nervoso, diminuindo assim o estresse e acalmando sua mente.

  1. Relaxe a musculatura

O movimento de contrair e relaxar grupos musculares separadamente também é ideal para amenizar a tensão, a técnica é chamada de relaxamento progressivo e ajuda a liberar o estresse e tomar mais consciência corporal antes da corrida.

  1. Preste atenção em você

Outro ponto importante é evitar, desde o período pré prova até a linha de chegada, ficar se comparando aos outros, não importa se o corredor ao lado tem um porte mais atlético ou se o tênis dele é mais tecnológico que o seu, olhe para si. Você deve usar seus próprios limites como referência, a concentração é a chave para alcançar objetivos em              qualquer modalidade que pratique.

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Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

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