• Alimentação - Confira 5 receitas para não passar vontade de comer doce

Confira 5 receitas para não passar vontade de comer doce

Ao começar a se alimentar melhor uma das maiores dificuldades é deixar os doces de lado, já que apesar de calóricos eles costumam ser uma unanimidade ao paladar das pessoas. E é por isso que existem as receitinhas funcionais. Dá para satisfazer a vontade de comer doce sem abrir mão do paladar e principalmente sem fazer mal à saúde, seja pelo excesso de açúcar ou de calorias.

Se você ficou interessado, dá só uma olhada nessas receitinhas alternativas que você pode preparar em casa:

Brigadeiro de biomassa de banana verde

Foto: alexmishchenko/Fotolia

Foto: Fotolia

Um dos doces mais brasileiros de todos não poderia deixar de ter sua versão mais saudável. O segredo da receita do brigadeiro funcional é substituir seu principal vilão, o leite condensado, pela biomassa de banana verde.

– Como fazer?  Sem tirar a casca, separe  4 bananas verdes  (de qualquer tipo), lave-as  bem e corte as pontas de cada casca, sem deixar aparecer a fruta. Em seguida, coloque-as em uma panela de pressão com a água fervente e deixe cozinhar por 10 minutos. Tire as cascas e processe as bananas ainda quentes, até virar uma massa homogênea.

Em uma panela, coloque a biomassa de banana e 200g de chocolate meio amargo vegano (sem lactose) picado e 4 colheres de açúcar mascavo. Vá mexendo a mistura até que atinja um ponto parecido com o do brigadeiro tradicional. Depois é só deixar esfriar, enrolar ou comer de colher.

Brownie sem lactose e sem glúten

Foto: saaraah97/Fotolia

Foto: Fotolia

Nesta receita o que faz a diferença é a fécula de batata, o brownie fica tão saboroso quanto da receita original e dá para comer sem culpa.

– Como fazer?  Separe 3 ovos, 1 xícara de açúcar demerara (menos prejudicial à saúde do que o açúcar refinado), meia xícara de óleo de coco, 1 xícara de biomassa de banana verde, 1 xícara de fécula de batata e 150g de chocolate 70% cacau  derretido.

Bata todos os ingredientes líquidos no liquidificador, acrescente uma pitada de sal e por último acrescente uma colher (chá) de fermento químico.

Em seguida coloque toda a massa  em um tabuleiro untado e asse a 180 graus, no forno já preaquecido, por, aproximadamente, 30 minutos.

+ Clique aqui e escolha seu próximo desafio na corrida!

Tapioca funcional de banana

Foto: jantima/Fotolia

Foto: Fotolia

Rica em fibras e gorduras boas, a farinha de tapioca já é considerada um alimento funcional. Por isso é indicada a quem quer comer algo gostoso sem fugir da alimentação balanceada.

– Como fazer?  Para fazer sua própria massa, você vai precisar colocar uma colher de coco ralado e duas colheres de goma de tapioca em uma frigideira e levar ao fogo até ficar firme.

Para rechear use uma banana picada ou amassada, leve ao micro-ondas por um minuto com um pouco de canela em pó a gosto – o ingrediente além de saboroso é termogênico.

Torta de limão

Foto: Oksana_S/Fotolia

Foto: Fotolia

Assim como o brigadeiro, o doce é bastante consumido no Brasil, porém muito calórico. Sua versão mais leve leva biscoitos com cereais e leite condensado light.

– Como fazer?  Para fazer a massa você vai precisar de 2 pacotes de biscoito de cereais e 200 gr de margarina light. Basta triturar os biscoitos no liquidificador até virar uma espécie de farofa, depois misture-a com a manteiga até formar uma massa úmida.

Em seguida, coloque a mistura em uma forma redonda com 25 cm de diâmetro e com fundo removível. Asse em um forno pré-aquecido a 200 graus durante 10 minutos, retire e deixe esfriar.

Para o recheio, misture 1 lata de creme de leite light com 1 caixa de gelatina em pó sabor limão preparada de acordo com as orientações da embalagem. Bata no liquidificador, por dois minutos, o suco de 4 limões com 1 lata de leite condensado light.

Depois coloque sobre a massa o creme com suco de limão e leite condensado e em seguida o creme de leite com gelatina, cubra com plástico filme e leve para a geladeira deixando que fique em repouso por cinco horas. Se quiser, acrescente raspas da casca de um limão.

Doce de abóbora light

Foto: npls/Fotolia

Foto: Fotolia

Não é porque é feito de abóbora que pode ser consumido em grandes quantidades, a não ser que a versão seja a mais light.

– Como fazer?  Você vai precisar de 1 kg de abóbora sem casca e cortada em cubos, 4 colheres de sopa de adoçante próprio para fogão, meia xícara de suco de laranja, 3 cravos da índia e 2 pedaços de canela em pau.

Primeiro dissolva o adoçante no suco de laranja e leve ao fogo alto por 10 minutos, sem mexer, para que o suco vire uma calda rala. Depois disso junte a calda com a abóbora, os cravos e a canela e deixar cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos com a panela tampada. Destampe a panela e mexa de vez em quando, cozinhe mais um pouco até a abóbora atingir um ponto mais macio. Espere esfriar e sirva gelado.

Comentários

Tags:, , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade