Não perca os momentos de corrida nas redes sociais

Não temos como escapar das redes sociais. Várias formas de relacionamento acontecem diariamente nos diversos conteúdos publicados, novos amigos são adicionados e cada vez mais aumentamos nosso círculo de amizade.

A corrida não escapa de forma alguma desse novo processo de relacionamento entre as pessoas. Você passa por situações muito interessantes, como a que aconteceu comigo depois de uma prova. Nosso grupo de corredores decidiu comemorar o resultado em uma padaria próxima à linha chegada, quando sentamos à mesa e comemorávamos, percebi que todos estavam presentes e ao mesmo tempo não estavam. Seus celulares trabalhavam freneticamente postando fotos e comentários dos acontecimentos daquela manhã. Além da ansiedade pela chegada dos comentários e curtições naquilo que havia sido publicado. Isso me fez questionar a forma com que nossos relacionamentos vêm mudando nos últimos anos e quais serão as consequências em um futuro próximo.

Este novo jeito mostra a relação entre homens e mulheres em todos os aspectos, sejam pessoais, profissionais ou familiares, onde as redes sociais, em especial o Facebook, criam e também terminam relacionamentos, afinal uma mensagem mal escrita pode prejudicar aspectos importantes no círculo de amizade. A rede social é uma ferramenta tecnológica importante, mas o cuidado é altamente recomendável.

Escolha entre os 5k e 10k e participe da 13ª Corrida Santos Dumont!

Precisamos estar sintonizados com o nosso grupo, que tem diversos tipos de personalidades com diferentes objetivos Foto: nenetus/Fotolia Precisamos estar sintonizados com o nosso grupo, que tem diversos tipos de personalidades com diferentes objetivos Foto: nenetus/Fotolia

E a corrida no meio desse furacão? Nosso mundo também está muito presente nas redes sociais. Nossa vida de treinos, corridas nos fins de semana, resultados em provas, encontros agendados para comemorações, tudo é possível encontrar lá. O que mais curto são os posts com objetivos de trazer informações novas, que acrescentem conhecimento e gerem reflexões.

Não temos mais como voltar atrás em nossa forma de relacionamentos e a corrida não escapa de todo esse processo. Mas, quem está no mundo da corrida deve prestar muita atenção já que em mais de 20 anos como treinador de corredores amadores, sinto o esporte como uma verdadeira forma de socialização, além dos conhecidos benefícios para nossa saúde física.

As relações humanas estão presentes de forma intensa neste processo de treinos, competições e provas. Precisamos estar sintonizados com o nosso grupo, que tem diversos tipos de personalidades com diferentes objetivos. É muito positivo ver os corredores buscarem uma identidade num grupo de corrida e continuarem motivados para treinar. Quando ele não se sentir mais à vontade, partirá para novos objetivos ou grupos, isso faz parte das nossas relações.

Portanto, não seja tão dependente do mundo virtual! Cuidado com os exageros em suas colocações, busque não provocar uma imagem que na verdade não é sua. Já ouvi diversos comentários de corredores que se arrependeram de posts publicados que tiveram consequências desastrosas. Além disso, nunca podemos deixar de lado a socialização, que é um dos principais benefícios da prática esportiva. Somente com esse pensamento iremos nos sentir mais realizados e menos solitários.

Olimpíadas e suas histórias curiosas!

A rede social é uma ferramenta tecnológica importante, mas o cuidado é altamente recomendável Foto: Wisiel/Fotolia A rede social é uma ferramenta tecnológica importante, mas o cuidado é altamente recomendável Foto: Wisiel/Fotolia

Quando for comemorar o resultado de seu desempenho com amigos, dê preferência para uma conversa franca e sincera ao invés de se preocupar com seus posts ou com quem não está lá naquele momento. A impressão que tenho neste contexto é que podemos ter muitos amigos nas redes de relacionamentos, mas ao mesmo tempo estamos cada vez mais sozinhos.

Pense nisso e Bons treinos!

Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Aulus Sellmer

Aulus Sellmer

Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP) com especialização em treinamento desportivo pela USP, marketing esportivo pela UCLA Berkeley EUA e administração esportiva pela FGV-SP. Atualmente é pos graduado no curso MBA Qualidade de Vida em Gestão Corporativa pela Universidade São Camilo; pos graduando no curso Fisiologia aplicada à clínica pela UNIFESP; proprietário da assessoria esportiva 4any1, colaborador da Rádio Eldorado FM 107,3 e revista Contra Relógio.

Ver todos os posts