• Natação - Conhece a natação adaptada? Entenda os benefícios do esporte para pessoas com deficiência

Conhece a natação adaptada? Entenda os benefícios do esporte para pessoas com deficiência

Foto: torwaiphoto/Fotolia

O esporte é capaz de mudar a vida de muita gente. Isso inclui também pessoas com alguma deficiência. De acordo com Winnick (2004), a Educação Física adaptada designa um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e dança, além de jogos e esportes individuais e coletivos: um programa elaborado para suprir as necessidades especiais dos indivíduos.

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Neste sentido, um programa de natação adaptado possui inúmeros benefícios, sendo físicos e cognitivos a estes indivíduos. Desta forma, cinco objetivos são importantes, de acordo com Adams et al. (1985), que coloca o aluno em sua totalidade, sendo eles:

  1. O objetivo orgânico que visa aumentar e melhorar a capacidade funcional do organismo (resistência cardiovascular, flexibilidade, resistência muscular, etc).
  2. O objetivo neuromuscular consiste no aumento da capacidade perceptivo-motor, de movimentos ainda não explorados, tais como: movimentos em vários planos (rotação, flexão, extensão, etc).
  3. O objetivo interpretativo, de consciência do próprio corpo, de suas potencialidades. Na prática da natação, o indivíduo pode explorar, descobrir e realizar diversas habilidades motoras ainda desconhecidas.
  4. O objetivo social se evidencia nas diversas formas de recreação, na interação com outras pessoas e a sua habilidade de lidar com outros indivíduos que é prejudicada pela falta de variedade de contatos.
  5. O objetivo emocional, um aspecto importante, pois o aluno é capaz de deixar seu meio de locomoção (cadeira de rodas, muletas, aparelhos ortopédicos), e de forma independente dentro da água, se deslocar com liberdade, fato este que eleva sua auto-estima (ALMEIDA E TONELLO, 2007).

Dentre os benefícios da natação adaptada, pode-se citar:

  1. Benefícios terapêuticos: diminuição da dor e espasmos musculares; manutenção ou aumento da amplitude do movimento articular; fortalecimento do músculo enfraquecido e aumento da tolerância ao exercício; re-educação do músculo paralisado; melhora da circulação; encorajamento das atividades funcionais; manutenção e melhora do equilíbrio, coordenação e postura.
  2. Benefícios físicos e fisiológicos: diminuição do peso corporal, possibilitando que o indivíduo se mantenha sozinho e facilitando seu deslocamento; diminuição de possíveis lesões causadas pelo excesso de peso; relaxamento muscular devido à propriedade aquecida da água (30º a 32º C); a posição do corpo e suas movimentações (quatro nados) proporciona um aumento na força e resistência muscular, aumento na amplitude das articulações e melhora de todas as funções corporais.
  3. Benefícios psicossociais: a imersão é usada como um meio de evitar a rejeição e reduz as tensões físicas, mentais e nervosas. Os indivíduos esquecem seus problemas enquanto sua atenção está voltada à aprendizagem de uma nova habilidade, deixando-os mais relaxados. Algumas deficiências são mais evidentes que outras quando o corpo está imerso, podendo trazer benefícios psicológicos aos alunos que apresentam grandes deformações corporais. Os êxitos na natação, mesmo que o aluno não tenha se adaptado em outros esportes, pode ajudar a restabelecer a autoconfiança e a segurança. O brincar com a água pode proporcionar benefícios psicossociais positivos, além de um alto nível de bem estar. O aluno hiperativo tende a se acalmar e o aluno apático tende a receber um ótimo estímulo. A natação pode facilitar a identificação do aluno com ele e com os colegas, facilitando a socialização e a melhora da auto-estima.
  4. Outros benefícios: estruturação do esquema corporal, orientação espacial, equilíbrio estático e dinâmico, melhora da resistência cardiopulmonar e cardiovascular; momentos de prazer, descontração e criatividade; auto-imagem e socialização; melhora da coordenação motora, consciência corporal, noções espaço-temporal e ritmo.

Diante dos princípios propostos, o movimento na água, considerado livre, proporciona ao aluno com deficiência possibilidades de experimentar suas potencialidades necessárias para vivenciar suas limitações, de conhecer a si mesmo e quebrar as barreiras da incapacidade.

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Alexandre Ubilla
Autor de livros na área da Natação e Saúde, Palestrante e Professor Universitário. Assessor de negócios do nadador Olímpico Gustavo Borges (2016), Mestre em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Doutorando em Ciências da Reabilitação. Proprietário do site www.alexandreubilla.com.br com 25 anos de experiência na área da saúde e da Natação (Adaptação e Alto Rendimento).
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