Nova York abre loteria de inscrições para Maratona de 2010

O número de pessoas que querem participar da maratona é tão alto que os corredores têm de ser selecionados por sorteio (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
O número de pessoas que querem participar da maratona é tão alto que os corredores têm de ser selecionados por sorteio (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)

Atualizada em 12 de fevereiro às 11h58

Está aberta a loteria da Maratona de Nova York, uma das mais tradicionais provas da modalidade no mundo. As inscrições são feitas com método de sorteio, por causa do grande volume de corredores que desejam participar a cada ano. Em 2009, por exemplo, foram mais de 100 mil inscritos na loteria e no total, somando-se a outros critérios de seleção, a prova teve pouco mais de 40 mil foram participantes, um recorde para a maratona.

Para entrar na loteria, o candidato paga uma taxa de 11 dólares, depois, se for chamado a correr a prova, paga o valor da inscrição, que varia de 149 a 265 dólares (este último valor é o da taxa para estrangeiros). É claro que existem algumas exceções para o sistema de loteria, de atletas que tem sua participação garantida por tempo de classificação em outras provas, participação em mais de 15 edições da maratona, parcerias internacionais, programa de filantropia que garante vaga para corredores que fazem parte de voluntariados, dentre outros casos. A vaga também é garantida àquele atleta azarado que se inscreveu nos três anos anteriores, consecutivamente, e não foi chamado a correr a prova.

Curiosamente, a Maratona de Nova York nasceu em 1970, como um evento simples, do qual participaram 127 corredores que pagaram a bagatela de um dólar para participar em um percurso que dava voltas dentro do Central Park. Hoje é um evento de grandes proporções, com cobertura massiva da mídia e participantes vindos de todos os cantos do mundo. Em 2010, o evento acontecerá em sete de novembro e o percurso, que no começo ficava apenas dentro da área do parque central da ilha de Manhattan, agora passa por diversas regiões dessa cidade marcada pela diversidade cultural. Os corredores passarão por Staten Island, Brooklyn, Queens, Bronx e, é claro, também Manhattan. Mais informações sobre a prova e sobre o processo de inscrição estão no site oficial: www.ingnycmarathon.org.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts