Novos índices olímpicos só serão aceitos a partir de 1º de dezembro

A World Athletics (ex-IAAF) anunciou na última terça-feira (7/4) que índices olímpicos obtidos no período de 6 de abril a 30 de novembro deste ano não serão reconhecidos como marca para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecerá em julho de 2021. A decisão foi tomada pela entidade após consulta à Comissão de Atletas, presidentes de área e Conselho Executivo da WA.

Os resultados continuarão a ser registrados para fins estatísticos, inclusive para registros mundiais. Porém, não serão usados para estabelecer o status de qualificação de um atleta.

Novos índices olímpicos só serão aceitos a partir de 1º de dezembro
índices olímpicos obtidos em 2019 permanecem válidos/Foto: Wagner Carmo – CBAT

Desta forma, o período de classificação olímpica reinicia no dia 1º de dezembro e continuará para o novo prazo de qualificação em 2021, definido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Os atletas que atingiram as marcas mínimas desde o início do período de qualificação em 2019 permanecem qualificados e serão elegíveis para seleção por suas respectivas Federações e Comitês Olímpicos Nacionais.

O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, deu um depoimento. “Sou grato pelo trabalho detalhado feito pela Comissão e Conselho de Atletas, que acreditam que a suspensão da qualificação olímpica durante esse período oferece mais segurança para o planejamento e a preparação dos atletas e é a melhor maneira de dar justiça no que se espera ser a distribuição desigual de oportunidades de competição em todo o mundo para atletas, diante dos desafios das viagens internacionais e das restrições de fronteiras dos governos.”

Os novos e os antigos períodos de obtenção de índice:

Maratona e marcha atlética 50 km: 1º de dezembro de 2020 a 31 de maio de 2021 – de 1º de janeiro de 2019 a 5 de abril de 2020

10.000 m, 20 km marcha atlética e provas combinadas: 1º de dezembro de 2020 a 29 de junho de 2021 – de 1º de janeiro de 2019 a 5 de abril de 2020

Todas as outras provas: 1º de dezembro de 2020 a 29 de junho de 2021 – de 1º de maio de 2019 a 5 de abril de 2020

Os novos prazos divulgados pela WA serão válidos também para registros para o Ranking Mundial.

+ Escolha um evento do segundo semestre e garanta a sua inscrição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts