• Atletismo - O alongamento antes do exercício é importante?

O alongamento antes do exercício é importante?

A questão de alongamento antes dos treinos é uma polêmica, enquanto muitos treinadores de corrida afirmam que isto é muito necessário, outros dizem que a movimentação pode até atrapalhar no desempenho do atleta.

No time dos que indicam o alongamento está Franklin Bisneto, educador físico da academia Bio Ritmo. Segundo ele o alongamento pode trazer uma série de benefícios, entre eles, relaxamento e prevenção de lesões. “Deste modo, alongar-se é extremamente importante antes e depois de qualquer atividade física, trazendo inúmeros benefícios à saúde e até mesmo ao desempenho nos exercícios, evitando entorse de tornozelo, distensão muscular e lesões ligamentares”, comenta.

Já o fisioterapeuta e colunista do Webrun Claudio Cotter pensa de outra forma. “Devemos avaliar o alongamento muito mais como um compensador pelo tempo que você ficou sentado em posições rígidas, do que como esporte em si. Devemos praticá-lo em horários fora do treino, uma boa hora é antes de dormir para relaxar”, explica. “Hoje sabemos que é muito mais importante aquecer, para preparar o corpo para o exercício e desaquecer, para favorecer a limpeza do lactato e outros catabólitos circulantes, que são os restos de reações que acontecem dentro da célula durante trabalho muscular”.

O alongamento que tem como principal função desprogramar, ou seja, diminuir seus inputs neurais, fazendo com que os músculos fiquem mais ativos Foto: glisic_albina/Fotolia O alongamento que tem como principal função desprogramar, ou seja, diminuir seus inputs neurais, fazendo com que os músculos fiquem mais ativos Foto: glisic_albina/Fotolia

O também colunista do Webrun e presidente da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida), Nelson Evencio lembra que os benefícios do alongamento antes do exercício não são comprovados. “Dizem até que atrapalha alongar o músculo e depois fazer forças, pois são informações contrárias, mas acredito no alongamento pós-treino. É o momento para descontrair as fibras musculares, mas devemos tomar cuidado para não romper nenhum ligamento”, explica.

Segundo o fisioterapeuta preparar o corpo para o exercício e desaquecê-lo favorece a limpeza do lactato. “Não deixei de recomendar alongamentos para meus pacientes, já que isso é uma ótima ferramenta para desprogramar vícios posturais e auxiliar na liberação miofascial, quando usados na hora certa. Mas, ainda não existe resposta exata para quem não faz alongamento, pois muitas pessoas nunca o fazem e não tem lesões enquanto outras se não alongarem nem conseguem sair da cama. De qualquer forma um bom alongamento para relaxar os músculos deve focar nos músculos posturais e estabilizadores como glúteos e piriformes”, comenta.

O alongamento que tem como principal função desprogramar, ou seja, diminuir seus inputs neurais, fazendo com que os músculos fiquem mais ativos. O que não é recomendado antes de atividades físicas. “Se feito com muita intensidade pode até aumentar o risco de lesão do músculo durante uma atividade intensa”, finaliza Cláudio.

E para você corredor, prefere alongar ou não?

Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Comentários

Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade