O frio e as pequenas mudanças em nossa alimentação

A sua alimentação se altera com esse frio todo que chega? Não precisa ser muito observador para ver que assim como o calor intenso exige algumas adaptações, no frio também observamos mudanças em nossa rotina alimentar.

O fato é que se no calor os cuidados são necessários, no frio o que acontece é mais “inconsciente”. Então você não precisa se sentir mais culpado se os chocolates quentes, fondues ou pratos mais gordurosos parecem ainda mais atraentes. Eles estão mesmo! Isso é muito natural!

Acontece que é comum observarmos o consumo em excesso e gordura, açúcares e de alimentos mais calóricos com a chegada do frio. Mas talvez não seria assim se fosse do conhecimento de todos de que não precisamos adicioná-los propositadamente em nossa dieta pois a busca por eles é feita naturalmente pelo nosso corpo!

Mas se essa procura é natural, afinal temos que ter algum tipo de cuidado? A questão é que se alguns tipos de alimentos mais procurados com a queda da temperatura como os pães e as massas são adequados para um indivíduo com uma rotina de atividade física, outros como os doces ou alimentos gordurosos se encontram no topo da pirâmide alimentar devendo assim o seu consumo ser limitado e moderado.

É por isso que não devemos adicioná-los intencionalmente à nossa dieta porque no frio não há um grande remanejamento da pirâmide alimentar mas somente uma maior atração por alguns alimentos fazendo assim com que corramos o risco de aumentar demais o consumo energético.com conseqüente ganho de quilinhos indesejáveis.

Este texto foi escrito por: Prof° Danilo Balu

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts