O primeiro triathlon de um garoto

Redação Webrun | Triathlon · 02 ago, 2005

Vitor participa do seu 1º triathlon (foto: Luiz Doro/ Adorofoto)
Vitor participa do seu 1º triathlon (foto: Luiz Doro/ Adorofoto)

O triatlhon exige do atleta experiência em três diferentes modalidades: natação, bicicleta e corrida. Para participar de uma prova como essa é preciso treino e dedicação. Antes da largada um misto de ansiedade e nervosismo atinge quase todos os participantes. E imagina o que um garoto de 17 anos deve sentir em seu 1º triathlon?

O estudante Vitor Maldonado tem 17 anos e nesse último domingo enfrentou uma prova que reuniu 1,5km de natação, 29km de moutain bike e mais 9km de corrida, o XTerra Brazil. Pela primeira vez ele participou de uma prova que agrupasse as três modalidades, até então ele nunca havia feito os três esportes ao mesmo tempo.

Antes da prova – A largada do XTerra Brazil estava marcada para às 9h da manhã. Mas os triathletas chegam sempre um pouco mais cedo para deixarem os seus equipamentos na área de transição. Vitor levantou às 5h30 da manhã. Ansioso, ele não conseguiu dormir direito. Afinal era o seu primeiro triathlon. Tomou café e às 6h30 já estava na área de transição.

Trinta minutos antes da largada ele fez um alongamento e foi até o mar para saber se a água estava gelada. Concentrado no meio dos atletas, ele era um dos poucos com menos de 20 anos. Faltavam alguns minutos para a largada e o hino nacional tocou. “Nessa hora eu fiquei bastante ansioso. Não sabia como seria a prova”, conta Vitor. “Mas depois que eu cai na água esqueci de tudo, só pensava em me concentrar na competição”, acrescenta.

A prova – Como treina natação desde criança, ele disse que essa etapa foi a mais tranqüila do XTerra. Para ele a parte mais dura foi a transição. ”Achei a transição ruim, porque muda o grupo de músculos que você está exercitando. É estranho”, revela.

Mas o pior ainda estava por vir. No começo do pedal ele forçou um pouco a subida o que fez a corrente dele soltar. “A minha corrente soltou. Na hora fiquei parado um tempinho perguntando para as pessoas que passavam se tinham alguma ferramenta para apertar a corrente. Como ninguém tinha resolvi pegar uma pedra e apertar com a pedra mesmo. Deu certo”, conta feliz.

Mais uma transição para então concluir o último trecho da prova: a corrida. Segundo Vitor, a corrida também foi difícil porque tinha muitas subidas no começo. “Nessa hora eu senti um pouco de cãibra. A sorte que depois só tinha descida”.

E com algumas dificuldades e estranhezas de um iniciante ele completou a prova no tempo de 4h30min, dentro do que ele previa. A marca garantiu para ele o segundo lugar da categoria sub 20 anos. No ano que vem ele pretende participar da competição novamente.

Treino – Aos 17 anos, Vitor está no último ano do ensino médio e irá prestar vestibular. Como todos os outros garotos da sua idade ele tem que estudar e precisa conciliar o treino com os estudos. “Eu chego do colégio, almoço e depois vou estudar. Mais no fim da tarde eu treino no Pico do Jaraguá. Mas gosto mais de treinar bike”, conta.

Na terça, quarta, sexta e sábado ele treina natação. Vitor começou esse treino mais intenso depois de que seu professor de vôlei deu para ele uma planilha com corrida e bike. Indagado se tem uma alimentação saudável para fazer tantas atividades físicas ele disse que sim. ”Não sigo a risca. Como a minha irmã faz ginástica olímpica e tem uma nutricionista, como mais ou menos as coisa que ela come”, diz Vitor que agora tem como meta se preparar mais para o XTerra 2006.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Tags

xterra

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!