• Alimentação - O que é maca peruana? Veja 5 benefícios do superalimento

O que é maca peruana? Veja 5 benefícios do superalimento

Originária da Cordilheira dos Andes, a maca peruana tem atraído cada vez mais a atenção de pessoas que cultivam hábitos saudáveis. Trata-se de um tubérculo, cultivado já mais de 2000 anos na Cordilheira dos Andes, com inúmeros benefícios à saúde. Pode ser consumida em pó, mas, fora de seu país de origem, é encontrada somente em cápsulas.

maca peruana

Foto: Adobe Stock

As propriedades da maca peruana, que pode ser usada como suplementação, resultam de uma rica combinação de componentes biologicamente ativos, chamada de fito complexo. Ela ainda é rica em nutrientes como vitaminas, sais minerais, fibras e até mesmo proteínas.

5 propriedades da maca peruana

Além de ser considerada um superalimento, a maca possui 5 propriedades ótimas para o corpo humano, listadas pelo nutricionista esportivo da Growth Supplements, Diogo Círico:

1. Fornece vitaminas, sais minerais, fibras e proteínas

A maca é um alimento completo que fornece, em média, 43% de carboidratos, 5% de fibras solúveis, 14% fibras insolúveis, 2% de gorduras e 10% de proteínas. Contém aproximadamente 600 kcal numa porção de 100gr de produto.

2.Fornece energia, vitalidade e reduz o estresse

Possui grande quantidade de compostos bio ativos (macaenas, macamidas e fitoesteróis), diferentes tipos de glucosinolatos (GLs) e compostos fenólicos. Estes elementos proporcionam aumento na saúde das células e efeito adaptógeno (adaptação) frente ao estresse mental.

+ Conheça aqui o seu próximo desafio na corrida de rua!

3.Tem propriedades antioxidantes

Os nutrientes presentes na Maca Peruana podem exercer proteção para as células de nosso organismo através do combate a elementos tóxicos que podem ser tanto produzidos por nós mesmos quanto consumidos através da alimentação. Esta capacidade antioxidante está intimamente ligada à capacidade de regenerar os tecidos musculares de um indivíduo que treina pesado.

4.Combate a osteoporose

Entre os alimentos tuberosos, a maca peruana é um dos que contém maior concentração de cálcio e fosforo, minerais intimamente ligados à saúde óssea, que combate a desmineralização do tecido ósseo.

5. Ajuda no emagrecimento

A maca peruana contém fibras solúveis e também insolúveis, por este motivo ajuda no controle das taxas de açúcar no sangue. Esse efeito é muito desejado em dietas de redução de peso ou dietas de pessoas diabéticas, ou propensas a desenvolver a doença.

Comentários

Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade