O que são os shots funcionais e quais seus benefícios à saúde?

Se você gosta de manter um estilo de vida saudável e está sempre atento às novidades, com certeza, já ouviu falar dos shots, aqueles compostos cheio de antioxidantes que são consumidos geralmente pela manhã e prometem diversos benefícios para saúde e até mesmo para o treino. Mas, será que na prática os shots funcinais realmente são isso tudo que dizem por aí?

O que são shots e como essas bebidas podem beneficiar atletas?
Foto: Adobe Stock

O Webrun conversou com Karla Maciel, nutricionista e consultora da Gaea Elementals, para tirar algumas dúvidas sobre a nova tendência saudável, confira a entrevista:

O que são os shots funcionais? 

– O shot é uma bebida concentrada indicada para consumo rápido, ou seja, de uma vez. Ele é composto por ingredientes naturais, combinados entre si, com objetivo de promover um benefício específico ao corpo. Seu uso é recomendado antes das refeições ou, preferencialmente, em jejum no período da manhã. 

Por ser uma bebida concentrada em nutrientes e compostos ativos, os shots podem promover inúmeras ações terapêuticas, dependendo da associação de ingredientes. Pode-se combinar especiarias como cúrcuma, gengibre, canela, cardamomo, além de frutas como limão, laranja, acerola. Atualmente, utiliza-se frequentemente o extrato de própolis em gotas, mas também podemos encontrar combinações com chás naturais e até suplementos em pó. O uso de shots pode ser indicado para imunidade, melhora da digestão, anti-inflamatório, antioxidante, termogênico, calmante, entre outros.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Quais benefícios em incluir o shot no dia a dia? 

– Por ser uma bebida superconcentrada de até 100 ml, seu consumo diariamente oferece uma alta dosagem de vitaminas, minerais e fitoativos. Começar o dia com essa carga nutricional diariamente é uma forma natural e eficaz de equilibrar o organismo e contribuir com diferentes benefícios.

Dependendo da composição de ingredientes, os shots podem promover ações anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes, energéticas, termogênicas, entre outras, tudo depende dos objetivos e dos ingredientes utilizados. 

Existe um horário ideal para consumi-los? 

– O ideal é consumir os shots no período da manhã, em jejum, ou 30 minutos antes das refeições. Contudo, algumas combinações a base de chás calmantes podem ser consumidas antes de dormir, a fim de favorecer um sono de qualidade.

Quais benefícios o shot pode oferecer a quem pratica atividade física?  

– Para praticantes de exercícios físicos, os shots podem ser boas estratégias a fim de promover energia e otimizar a performance. A combinação de ingredientes termogênicos (canela, gengibre, pimenta) ajuda a manter o metabolismo acelerado e potencializar a oxidação de gorduras. Já pensando em oferecer energia, pode-se combinar o guaraná em pó e cacau, ambos ricos em nutrientes que favorecem o metabolismo energético.

Uma outra combinação de shot na prática esportiva é com ingredientes que ajudam a estimular a síntese de óxido nítrico de forma natural, otimizando a vasodilatação. Nesse caso, o uso de suco de beterraba é uma boa indicação.

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!
+ Participe de um desafio virtu

Práticos e potentes os shots podem ser preparados em casa com ingredientes simples

A nutricionista indicou três receitas de shots funcionais para você incluir na sua rotina:

Shot Esportivo

Rico em compostos bioativos que ajudam na vasodilatação, contribuindo com a perfusão de nutrientes para o músculo, assim, otimizando sua força e, consequentemente, a performance esportiva. A pimenta em pós oferece efeito termogênico integrado.

Ingredientes

50 ml de suco de beterraba
1 pitada de pimenta em pó
½ laranja espremida
Água para completar

Preparo: misture tudo em um copo e beba de uma vez.

Shot Imunne Suport

Combinação de ingredientes concentrados que auxilia no reforço do sistema imunológico, devido à rica oferta de bioativos e nutrientes imunomoduladores.

Ingredientes

50ml de suco de acerola
10 gotas de própolis verde
1 colher (café) rasa de gengibre

Preparo: misture tudo em um copo e beba de uma vez.

Shot Digestivo

Suporte integrado do sistema digestivo pela combinação de ingredientes ricos em enzimas naturais que auxiliam na amenização de desconfortos gástricos. Ideal para consumo no fim de ano, período em que as pessoas exageram no consumo alimentar.

Ingredientes

50ml de extrato de aloe vera
1 pedaço pequeno de abacaxi
1 colher (café) de gengibre em pó

Modo de preparo: bata todos os ingredientes e beba em seguida.

Vale lembrar que os shots devem ser consumidos assim que preparados para garantir todas as propriedades dos ingredientes.

E para quem gostou da ideia de ingerir uma “bomba” de benefícios todas as manhãs, mas também busca praticidade, já é possível encontrar os shots em cápsulas, para só acrescentar água e beber.

De acordo com Karla, os shots em cápsulas são tão eficientes quanto os shots caseiros. “Eles possuem os mesmos nutrientes dos ingredientes que o compõe, sendo uma opção vantajosa no dia a dia por conta da praticidade de uso. A preparação dos shots convencionais demanda da disponibilidade de ingredientes e local para preparo, já os shots em cápsulas podem ser levados para qualquer lugar e consumidos em qualquer momento dia. Além disso, as tecnologias empregadas na sua produção favorecem a biodisponibilidade dos nutrientes, ou seja, facilitam a absorção dos nutrientes”, afirma. 

A linha Mighty Shots da Gaea Elementals é uma opção para quem busca a facilidade dos shots em cápsulas. Os Mighty Shots são compostos por quatro produtos que oferecem quatro principais indicações carregando um boost exclusivo de nutrientes concentrados, de acordo a composição de cada um: pró imunidade (acerola/gengibre/ inulina de chicória/ cenoura/ própolis); ação anti-inflamatória (cúrcuma/ acerola/ gengibre/ chia/ uva/ menta); termogênico (hibisco/ guaraná/ chá verde/ gengibre) e estimulante (café/ leite de coco desidratado/ gengibre). 

Fonte: Nutricionista Karla Maciel (CRN 46500).

Leia também:

– 5 receitas saudáveis para se refrescar no calor
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts