Aos poucos as provas de trail vão voltando a acontecer seguindo protocolos

O retorno das provas Trail no Brasil durante a Pandemia do COVID-19
Foto: Arquivo pessoal

Em Janeiro de 2020 já estávamos com nosso calendário de corridas quase pronto, muitas provas, principalmente as de trail. Mas com a chegada da covid-19 ao Brasil as coisas já começaram a ficar diferentes, como não sabíamos nada sobre esse novo vírus a maioria dos corredores demorou a entender a gravidade do problema, ninguém queria acreditar que um vírus oriundo da China poderia acabar com todo nosso planejamento.

Mas, eis que aparece uma luz no fim do túnel e algumas provas estão voltando e para isso vão seguir rígidos protocolos. Uma delas é a etapa Praias Selvagens da Camelback Mountain Race, que acontecerá no dia 07 de novembro, em Grumari – Rio de Janeiro – RJ.

A prova contará com percursos aproximados de:  7,5km , 12km , e 18km, onde os atletas terão a oportunidade de passar por diferentes tipos de terreno, com aclives, declives, areia, estrada de chão, asfalto e paralelepípedo. Ou seja, todos os tipos de terreno que uma prova trail pode proporcionar.

Para os que estão iniciando no trail running, nossa sugestão é o percurso de 7,5 km, que está perfeito para quem não tem muita experiência em corridas de montanha. Uma distância curta, porém, cheia de desafios.

Para quem já corre trail running o percurso de 12 km será a escolha certa! Apesar da pouca distância a prova está “dura”, capaz de desafiar desde os praticantes intermediários até os atletas mais experientes.

+ Clique aqui e escolha sua próxima corrida!

Já o percurso de 18 km é ideal para quem já tem experiência e curte provas mais longas.

E para que tudo ocorra de forma segura, o protocolo da prova pede: 

– Para evitar aglomerações, mais opções de datas para a retirada de kit. 

– Os horários de largada também serão estendidos para evitar aglomeração de atletas na área comum.

– Limpeza e higienização da arena para a prova. Totens de álcool gel serão disponibilizados nas áreas comuns do evento.

– Será obrigatório o uso de máscaras na área de convivência do evento.

– Por medida de segurança, o transporte oficial do evento está cancelado. Os atletas que já tinham adquirido transporte serão reembolsados. 

– Este ano, excepcionalmente, será feira a cerimônia de premiação dos 3 primeiros colocados de cada percurso, logo  após a chegada do terceiro colocado de cada distância e gênero, e a entrega dos prêmios por faixa etária será feita durante a prova, individualmente e sem cerimônia. 

– Os postos de hidratação da prova terão esquema especial de segurança. Promotores higienizados farão o acionamento do filtro, sem contato com os atletas.

– Para diminuir o fluxo de pessoas na arena, deve-se evitar levar acompanhantes para a prova.

– Leve o mínimo de volume possível e, se puder, deixe no carro. Assim você evita aglomerações na arena e diminui o fluxo no guarda-volumes. 

Espera-se que tudo possa voltar dentro de uma nova normalidade, e que as pessoas que vão participar do evento também tenham a sua preocupação. Até porque a organização fará de modo enérgico a parte que lhe convém e tomará todos os cuidados para que pessoas desatentas não venham a colocar todo o planejamento em risco.

+ Garanta sua vaga na etapa Praias Selvagens da Camelback Mountain Race.

Lembro também que sempre acontece no hotel Le Canton em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro a outra etapa da Camelbak Mountain Race, essa por sinal já participai várias vezes e o percurso é bem desafiador.

Nos vemos por ai em alguma prova, e lembro que estamos nas coberturas das principais provas trail do Brasil, confira alguns vídeos em nosso canal no Youtube.

Leia também:

– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Vida Corrida

Blog Vida Corrida

Luiz Henrique Almeida, o "Almeidinha" é o idealizador do Canal Vida Corrida no Youtube e Instagram. É profissional de Educação Física (CREF: 051682-G/RJ), atleta federado pela CBAT. Já participou de provas de Maratona e Ultramaratona no Brasil e exterior. Treinador especialista em trail running, musculação e treinamento funcional; além disso é responsável pela LA Assessoria Esportiva em Petrópolis-RJ.

Ver todos os posts