O treinamento psicológico

Aspecto do treinamento psicológico

Um dos pioneiros em treinamento de Ultramaratona, Arthur Newton – ele próprio um atleta vencedor nesse esporte no início do século- em um de seus livros deixou algumas informações, chamadas por NOAKES (1991), como “As 9 Leis de Newton”. Aqui estão elas:

Lei 1 Treine freqüentemente durante o ano inteiro. Nos dias de hoje isso torna-se uma redundância, mas no início do século os atletas não costumavam treinar diariamente durante o ano inteiro.

Lei 2 Comece gradualmente e treine suavemente. Nesta lei, Newton propunha que o treinamento mais efetivo era correr longas distâncias em ritmo confortável e não competir nos treinos.

Lei 3 Treine primeiramente por Distância (Somente posteriormente por Velocidade). Newton dizia que a velocidade era algo praticamente nato e que o atleta carecia de endurance.

Lei 4 Não estabeleça um plano diário de treinos, e sim um esquema semanal. Com esta lei, Newton introduziu o conceito largamente utilizado hoje de “Ouvir o corpo”. Se o atleta ficar muito preso a planos diários rígidos, poderá se sentir “obrigado” a completar determinado treinamento em um dia em que não estiver em condições, e deixar de fazer outro determinado treino em um dia que estiver melhor, apenas por não estar no plano original.

Lei 5 Não competir nos treinamentos. Aqui Newton dizia que não se devem executar os treinamentos competitivamente. Os maiores esforços tanto em termos de distância, quanto em termos de intensidade devem ser reservados para a competição para a qual o atleta está treinando. Nos treinamentos, ou se pratica a distância próxima àquela da prova alvo, obviamente em um ritmo mais lento, ou o mesmo ritmo pretendido para a competição, por uma distância menor.

Lei 6 Especialize-se. Nesta lei Newton queria dizer que o atleta que quisesse obter resultados em longa distância deveria ter a corrida como primeira preocupação, vindo o trabalho, lazer, vida social e até vida social em segundo plano.

Lei 7 Não Overtreine. Talvez um dos pontos mais delicados seja regular o treino de modo a permanecer no lado seguro da linha limítrofe. A mínima overdose, se mantida irá certamente levar a algum tipo de problema.

Lei 8 Treine a Mente. Faça sua mente saudável e isso fará o restante. Sucesso depende muito mais daquilo que você faz com sua mente do que de qualquer outra coisa.

Lei 9 Descanse antes da Corrida. Você deve cortar todos os treinamentos extenuantes, pelo menos nas 3 últimas semanas que antecedem a prova, reservando o máximo de energia possível.

Este texto foi escrito por: André Alañon Vázquez

Redação Webrun

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