Conheça os benefícios da música na prática de atividade física

Com o avanço tecnológico, ocorreu uma transformação na relação do homem com o ambiente, diminuindo a necessidade de esforço físico cotidiano, tanto no trabalho como no lazer. Em virtude deste novo padrão de comportamento, a qualidade de vida da população ficou comprometida, por exemplo, no sentido da relação de causa e efeito que se pode estabelecer entre o sedentarismo e os agravos cardiovasculares, o câncer, a diabetes e a saúde mental.

Muitas pessoas sabem da importância da prática, mas acabam desistindo por falta de tempo ou de vontade mesmo. Nesse sentido, considera-se a importância do conhecimento sobre os fatores que podem influenciar de forma positiva ou negativa a adesão aos programas de exercícios físicos. Pensando nisso, e como uma forma de incentivar a prática de atividade física em qualquer ambiente, seja em casa, na academia, no parque ou na rua, por meio de áudio fitness, foi lançado o App Sem Desculpas.

Conheça os benefícios da música na prática de atividade física
Foto: Adobe Stock

+ Descubra como participar de uma corrida virtual aqui!

O aplicativo parte da premissa de deixar a visão e aos mãos livres por meio de instruções por áudio e com músicas que incentivam à prática de atividades físicas.

Os benefícios da música na atividade física

De acordo com alguns autores, como por exemplo, as autoras Miranda e Souza (2009) afirmam que a música constitui-se em elemento valioso no contexto da prática de exercícios físicos. Para estas autoras, a natureza das atividades com música assemelha-se à das atividades prazerosas e facilita a autopercepção de competência e autodeterminação.

Para o educador físico, Thiago Neglia e um dos sócios do Sem Desculpas, “os benefícios da música incluem aumentar os estímulos para treinar, alivia o estresse, diminui a percepção da fadiga e da dor, induzindo a um esquecimento de suas fraquezas. Além disso, a música pode auxiliar a deixar mais divertida a prática de uma atividade física sistematizada, por exemplo”, aponta.

+ Confira qual será seu próximo desafio na corrida de rua!

E complementa “Já verificamos que o estilo musical preferido das pessoas auxilia no que se refere ao incentivo das atividades físicas. Buscamos sempre trazer vários estilos musicais que as pessoas podem optar na escolha do seu treino em nosso aplicativo, por exemplo. O objetivo é sempre manter as pessoas motivadas e prontas para se exercitarem, em especial neste momento em que precisamos sempre estarmos com a imunidade elevada”, finaliza Neglia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts