Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde

A caminhada é uma das atividades físicas mais recomendadas por não exigir muita preparação física e ainda assim melhorar significativamente a qualidade de vida. Qualquer pessoa basta sair para caminhar, precisando apenas de um tênis confortável e um pouco de disposição. O exercício da caminhada pode ser feito em qualquer lugar, não exige comprometimento financeiro e ainda ajuda no emagrecimento, combate a depressão e melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios. Conheça benefícios da caminhada citados por Thiago Neglia, educador físico e um dos sócios do app Sem Desculpas, e saiba por que devíamos praticar essa atividade com mais frequência.

Benefícios da caminhada para a saúde

Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
Foto: Adobe Stock
1. Caminhar proporciona benefícios ao cérebro

De acordo com estudos, adultos que caminharam por 40 minutos três vezes por semana durante um ano exibiram crescimento na região de seu hipocampo cerebral. Essa região é associada à memória espacial. Isso significa que o simples ato de caminhar algumas vezes por semana ajuda a melhorar sua função cerebral, sem contar que previne o Alzheimer e a demência em idades avançadas, ajudando a manter a mente ativa.

2. Dá energia

Pessoas fatigadas vivenciam grandes melhoras quando inserem exercícios leves como a caminhada em sua rotina, mesmo uma caminhada rápida de 15 minutos irá te dar mais força e ânimo para as atividades do dia a dia. A prática regular fará você se sentir menos cansado a longo prazo e isso te fará ter mais energia. Caminhar é um exercício que lubrifica as articulações e energiza seu corpo inteiro sem estressar ou exaurir.

3. Combate a depressão

Um estudo de 1999 comparou os efeitos de exercícios, do medicamento antidepressivo Zoloft e da combinação dos dois em um adulto moderadamente deprimido. Os resultados apontaram que, enquanto a medicação reduz os sintomas da depressão mais rapidamente, o exercício constante – como a caminhada – é mais eficiente a longo prazo. Também comprovou que, após 16 semanas, não houveram diferenças significativas nas taxas de depressão entre grupos. E ainda mais, após dez meses, aqueles que se exercitaram sem medicação apresentaram taxas significativamente menores de depressão que os outros dois grupos.

Mesmo sem estar deprimido, caminhar pode melhorar o seu humor, assim como estimular sua criatividade.

4. Melhora a qualidade do sono

Caminhar aumenta os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa o seu corpo. A ajuda na circulação de sangue e linfonodos faz com que o praticante se sinta mais alerta e acordado.

Quem pratica exercício físico tem menos dificuldades em adormecer, acabando por ter um sono mais profundo e reparador. A outra boa notícia é que durante a noite ocorre o pico de produção de GH, hormônio do crescimento, que tem papel fundamental no processo de renovação celular e na construção dos músculos.

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Redação Webrun

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