Pan 2007 conta com moderno sistema antidoping

O Comitê Organizador dos jogos Pan-americanos Rio 2007 recebeu treinamento para a utilização de um moderno sistema antidoping que será aplicado durante as competições. Karam Birdi, Diretor de Tecnologia da Informação da Agência Mundial Anti-Doping (WADA) executou o treinamento no programa ADAMS, Sistema de Administração e Gerenciamento Antidoping, nos membros da equipe.

Esse sistema foi desenvolvido pela Agência Mundial em dezembro de 2005 e será utilizado pela primeira vez no Pan de forma integrada entre o Comitê Organizador, médicos das delegações e o laboratório responsável pelos exames. Até o início das competições, toda a equipe receberá treinamento e aperfeiçoamento para a utilização do programa.

Dr. Eduardo De Rose, diretor do Departamento antidoping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e membro fundador da WADA, acredita que o novo sistema servirá para agilizar os processo. “Com este sistema será possível integrar todas as áreas via internet. Teremos informações em tempo real”, afirma De Rose, que também é presidente da Comissão Médica da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA).

O ADAMS possibilita o armazenamento de informações sobre os atletas, a forma como devem ser submetidas as avaliações, quantos membros devem ser submetidos aos exames e quais devem ser feitos, além de outros detalhes de planejamento e controle. O sistema também permite comparar os resultados recentes com informações anteriores.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts