• Atletismo - Brasil tenta melhor campanha da história no Pan-Americano Sub-20 de San José

Brasil tenta melhor campanha da história no Pan-Americano Sub-20 de San José

O Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, que será disputado desta sexta-feira (19/7) a domingo (21/7), no Estádio Olímpico de San José, na Costa Rica, é a competição mais forte da categoria em 2019. O evento reúne 458 atletas de 36 países, com destaque para os Estados Unidos, que inscreveram 86 atletas, a maior delegação entre os participantes.

+ Como está seu pace? Teste sua performance aqui!

O Brasil terá uma equipe com 25 representantes, sendo 17 homens e 8 mulheres, todos com índices exigidos pelos organizadores da competição. O objetivo é melhorar a campanha de 2017, em Trujillo, no Peru, quando a equipe conquistou nove medalhas (uma de ouro, três de prata e cinco de bronze).

O paulista Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) é uma das grandes esperanças brasileiras no Pan-Americano Sub-20. Ele está inscrito nos 400 m com barreiras e no revezamento 4×400 m, e entra como um dos credenciados ao ouro.

Nos 400 m com barreiras, por exemplo, é o líder do Ranking Mundial Sub-20 da IAAF, com 48.57, marca obtida na conquista da medalha de ouro na Universíade de Nápoles, na semana passada, na Itália. A marca ainda é a quinta melhor no Ranking Mundial Adulto, além de ser recorde sul-americano da categoria até 19 anos.

Alison dos Santos se prepara para o Pan-Americano Sub-20 - Foto: Wagner Carmo/CBAt

Alison dos Santos se prepara para o Pan-Americano Sub-20 – Foto: Wagner Carmo/CBAt

Outro grande registro de Alison na temporada foi a medalha de ouro nos 400 m do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Cáli, na Colômbia, com 45.78 – quinto melhor tempo no Ranking da IAAF da categoria.

“Quero tentar melhorar a marca da Universíade, o recorde sul-americano sub-20 e quebrar o recorde do torneio”, disse o atleta, de 19 anos, orientado por Felipe de Siqueira da Silva, treinador-chefe da delegação na Costa Rica.

Felipe, acredita que o Brasil pode obter bons resultados nos três dias de competição. Nos 400 m com barreiras, destacam-se Alison e Caio Teixeira (Centro Olímpico). “O Caio vem fazendo bons resultados e é o quinto colocado no Ranking Pan-Americano da categoria”, afirmou.

Com base nas estatísticas, o treinador do Pinheiros destaca ainda Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ), vice-líder do Ranking dos 400 m com barreiras, além de Luís Fábio Rodrigues (CTPI) no arremesso do peso (terceiro colocado), Luiz Mauricio Dias (UFJF), no lançamento do dardo (terceiro lugar), Alan Christian de Falchi (IEMA São /Bernardo) no lançamento do disco (quinta colocação) e Andrielle Zander (ASA São Ludgero), no salto em distância (terceira marca entre as inscritas).

+ A Maratona de Punta Del Leste está chegando!

Com exceção de Erik Felipe Cardoso (SESI-SP), que só chegaria no final da tarde a São José, e de Alan Falchi, cuja preparação ocorreria no Ciemhcavi Track Heredia (disco), os outros atletas treinariam no Estádio Olímpico, palco na competição.

Comentários

Tags:, , , , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade