Pandemia acelera crescimento de esportes ao ar livre

A prática de esportes é algo bastante difundida e seus benefícios são conhecidos: bem-estar, melhora do sistema circulatório, maior disposição, impacto positivo na saúde mental. Entretanto, devido à pandemia, academias, quadras e recintos fechados com muitas pessoas se tornaram um problema por causa das aglomerações e a menor circulação de ar limpo.

Por isso o ar livre se tornou uma resposta. Em estudo do Google realizado em novembro de 2020, as buscas por ciclismo e termos relacionados aumentaram 144% e a natação 230%. 

Dá para dizer também que a Olimpíada foi um empurrão nesse sentido, afinal as mais diversas modalidades são acessíveis e as histórias de superação sem dúvidas são um combustível para o esportista amador. Há também um aumento no interesse pela história dos esportes e até em apostar neles, aproveitando as boas plataformas que existem para os jogadores nacionais – aliás é interessante que você entenda porque é legal apostar na Rivalo para poder começar a apostar. 

A pesquisa do Google com a consultoria especializada da Sport Track ganha ainda mais amplitude quando considera os dados de 2006 a 2020 da parceira. Ainda segundo o trabalho, 39% do público declarou ter começado a praticar um esporte, com a caminhada, corrida e pedalar na bicicleta sendo os principais. 

Outros dados interessantes é que 41% dos brasileiros declararam que fazem exercícios ao ar livre e que esportes como o skate (550%) e o surfe (672%) aumentaram de forma exponencial no número de praticantes nos últimos anos.

Pandemia acelera crescimento de esportes ao ar livre
Foto: Divulgação
A possibilidade de praticar esses esportes

Quem mora nas grandes cidades já deve ter notado a presença cada vez maior de corredores e ciclistas, que aproveitam as vias, seja uma ciclovia dedicada ou mesmo a mesma via onde transitam carros e motos, para fazer seu esporte.

Ter a possibilidade de fazer esporte sem precisar pagar por uma academia é algo importante, já que a acessibilidade pode trazer mais esportistas e a rua é democrática. Entretanto ganha muito uma cidade que investe em ciclovias e ciclofaixas, tanto na questão esportiva e de saúde, mas também na mobilidade urbana. 

Com o cenário da pandemia, no começo nem a rua era um local indicado, já que não se tinha tantas informações sobre a COVID-19. O Strava, rede social de esportes, aponta que as atividades dentro de casa aumentaram 2,2 vezes em 2020 comparado com 2019.

Ao mesmo tempo, com o princípio da liberação e os devidos cuidados tomados pelos atletas, outras formas de praticar esporte também cresceram em 2020: caminhadas ao ar livre cresceram 3 vezes.

Vale lembrar também que com o home office, o tempo de deslocamento para o trabalho foi tirado da equação e esses minutos ou até horas extras diárias e a energia que não é gasta pode ser direcionada para uma atividade física.

Cuidados ao começar

Começar a praticar esportes ou simples atividades físicas de forma regular pode ser um divisor de águas na vida de uma pessoa, especialmente se ela batalha contra o sedentarismo e condições de saúde decorrentes dessa falta de exercício e sobrepeso.

Dar o pontapé inicial com uma caminhada pode ser motivante e não exige grandes investimentos ou cuidados. Caso o escolhido seja uma corrida, pedalar ou nadar, é importante consultar com um médico primeiro e fazer os devidos exames para saber quais são os limites e se é uma boa ideia praticar esse esporte em específico. Pedalar e nadar podem ser escolhas positivas para quem costuma ter dor no pé e nas juntas, já que não há o impacto da corrida.

Caso não exista problema em correr e você recebeu o sinal positivo do médico, invista em roupas confortáveis e um tênis de qualidade. Afinal o impacto é grande e problemas no pé, tornozelo e até joelho e quadril podem surgir caso o calçado seja de má qualidade e não ajude a absorver esse impacto.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts