A importância dos hábitos saudáveis durante a pandemia

A importância dos hábitos saudáveis durante a pandemia
Foto: Divulgação

A década de 2020, como é óbvio para todos, começou impondo desafios inéditos na vida de muita gente. A realidade mudou, as possibilidades mudaram e a necessidade de adaptação se tornou mais latente do que nunca. Mesmo em meio a tantos problemas, é importante não esquecer que cuidar de si próprio é fator essencial para encarar quaisquer obstáculos que possam surgir.

Se engana, porém, quem pensa que cuidar do corpo fazendo exercícios é o suficiente para viver uma vida saudável. É claro que a importância do treino constante e feito corretamente, isto é, com acompanhamento de profissionais ou, ao menos, uma consciência nítida do trabalho a ser desenvolvido, é incontestável. Mas é, também, apenas parte de todo um conjunto de hábitos saudáveis.

A alimentação tem parte gigantesca em todo o processo, mas isso também não é segredo; quem cuida do corpo, necessariamente, sabe que cuidar do equilíbrio na nutrição é tão ou até mais importante do que exercícios regulares. Não apenas combustível para o corpo, a alimentação certa tem, entre outras, a função de fornecer a reposição ideal para a perda muscular dos exercícios.

A diversão e o lazer também são pilares importantes para a saúde. Desde tirar um tempo das horas na frente do computador para ler um livro ou jogar sem compromisso num cassino online podem ser valiosas. E hoje, muitas dessas opções podem ser encontradas na lista de Código Bônus Bet365 ou em plataformas de livros grátis como a Open Library que tem 1 milhão de livros disponíveis para download

Mas compor o cotidiano com hábitos saudáveis não é tarefa fácil, ainda mais para quem tem uma vida cheia e de poucas horas (ou minutos livre), seja por conta de trabalho, estudo, família para cuidar ou, mesmo os atletas que tem uma rotina muito forte de treinos e, muitas vezes, não cumprem a contento outros práticas importantes para o bem estar.

Achar o equilíbrio entre tudo deve ser o objetivo de todos, a curto, médio e longo prazo.

Saúde para o corpo

Não importa a época, as condições ao redor ou a realidade pessoal de cada um: de uma maneira ou de outra, é sempre possível (e imprescindível) dar um jeito de cuidar do corpo.

Academias e parques podem estar fechados, é verdade, mas mesmo os atletas mais exigentes podem encontrar soluções paliativas para seus exercícios em condições adversas. Pode não ser o ideal, mas o pouco é sempre preferível ao nada.

A alimentação, por sua vez, tem mais a ver com hábitos e disciplina do que com grandes descobertas feitas em cardápios que prometem soluções miraculosas. O primeiro passo, na verdade, pode ser ao mesmo tempo o mais simples e o mais difícil, como abandonar os hábitos nocivos que tantas pessoas inserem na sua rotina alimentar.

Muitas vezes, porém, encontrar um ponto de equilíbrio entre exercícios e alimentação não basta; é aí que entra o cuidado mais negligenciado, mas nunca menos importante: saúde emocional e mental.

Erro comum: negligenciar a saúde mental

Em tempos de pandemia, falar de saúde mental é falar de quebra de quarentena e potenciais danos não só ao indivíduo como à sociedade como um todo. Não é uma questão de política, porém; o que importa é lembrar sempre que é perfeitamente possível manter a saúde mental mesmo dentro de casa, mesmo com os inevitáveis problemas que todos temos.

A realidade de muitas pessoas passou a ser o home office ou, em casos mais graves, mudança de trabalho ou até mesmo desemprego. Independentemente do resultado, o estresse mental é uma possibilidade – seja por excesso de trabalho, seja por falta dele.

Como, então, se lembrar de cuidar da saúde da mente tanto quanto o fazemos em relação ao corpo, tentando equilibrar exercícios e uma dieta correta e balanceada? Hábitos de lazer que fazem parte (ou devem fazer) do nosso dia a dia, são importantes para quem está focado em ter uma vida mais saudável no sentido mais amplo.

Passar tempo de qualidade com a família é uma delas, seja conversando, seja vendo um filme juntos – o que importa é a companhia e a sensação de tempo bem gasto. Cuidar da mente através de sessões de meditação diárias, ainda que por poucos minutos, também pode fazer grande diferença não só no bem-estar, mas no desempenho das funções, sejam no trabalho ou em casa.

No fim das contas, o que precisa ficar claro é que uma mente que não esteja em ordem não vai poder sustentar um corpo saudável no seu melhor desempenho possível. Equilíbrio, sempre ele, é a palavra de ordem.

+ Seu calendário completo de corridas está aqui!

*Post patrocinado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts