Pará sediará o 26º Troféu Norte-Nordeste Caixa de Atletismo

Após o sucesso dos Jogos Sul-Americanos, quando sediou o Campeonato Sul-Americano, a cidade de Belém se prepara agora para receber de 23 a 25 deste mês o 26º Troféu Norte-Nordeste Caixa de Atletismo. A competição será disputada no Estádio Olímpico o Pará, sob a realização da Federação local, Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Pará e supervisão da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O Amazonas é o atual campeão do Troféu Norte-Nordeste Caixa. Ano passado em Natal (RN), o Estado ficou em primeiro lugar somando 603,5 pontos. A delegação ficou à frente de Pernambuco, que alcançou 413 pontos, Rio Grande do Norte (356), Ceará (183), Paraíba (128) e o Pará, delegação sexta colocada com 87 pontos. A competição deverá contar, neste ano, com a participação de aproximadamente 300 atletas.

Keila da Silva Costa, medalha de bronze no salto triplo (13.70) durante o Mundial Juvenil disputado no mês de julho em Kingston, na Jamaica, destacou-se no último Troféu Brasil Norte-Nordeste como a atleta de Melhor Índice Técnico, conquistando o primeiro lugar em sua prova com 13.41 e totalizado 1.042 pontos. O destaque em 2001 no masculino foi Jessé Farias de Lima, ouro em Natal no salto em altura (2.17), somando 1.030 pontos.

Vão disputar em Belém, além do Estado-sede Pará, também as delegações do Amazonas, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rondônia, Roraima e Tocantins. Essas federações utilizaram seletivas como os próprios campeonatos Estaduais para definir suas equipes a realização da competição é obrigatória para a inscrição dos Estados.

A competição será disputada por atletas com, no mínimo, 13 anos de idade completos até 31 de dezembro deste ano e devidamente registrados e inscritos na CBAt pela entidade a qual pertencem. Poderão participar ainda, à critério da Confederação, atletas de outras regiões ou até mesmo estrangeiros.

A principal finalidade da Confederação Brasileira de Atletismo com a realização do 26º Troféu Norte-Nordeste Caixa é promover o intercâmbio técnico dos atletas das duas regiões, bem como observar aqueles competidores que podem disputar competições nacionais e internacionais representando o país na modalidade. O programa-horário da competição é elaborado pela Federação de Atletismo do Pará e deverá ser divulgado nos próximos dias pela CBAt após apreciação da entidade.

Este texto foi escrito por: Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts