Paraolímpicos treinam em SP para Mundial

Antônio Delfino treina em São Paulo (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
Antônio Delfino treina em São Paulo (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)

Antes de embarcar para o Mundial de Atletismo do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), a delegação brasileira faz treinos em São Paulo, com o objetivo de acertar os últimos detalhes antes do início da competição. Eles vão se concentrar entre 20 e 26 de agosto para treinar na Pista de Atletismo do Clube São José, em São Caetano do Sul, ABC paulista.

No início de julho, 35 atletas estiveram em Uberlândia (MG) para participar da 1ª fase de treinos e avaliações clínicas. Em São Paulo eles vão treinar de manhã e de tarde, com o objetivo de ampliar os treinos e avaliar com detalhes a condição física de cada um.

“Diferente dos Jogos Olímpicos, a garantia de vagas na Paraolimpíada de Pequim tem seu primeiro passo nesse mundial”, comenta o coordenador técnico de atletismo do CPB, Ciro Winckle. “Os quatro primeiros lugares nas provas individuais nessa competição garantem vagas para o país, sendo que cada atleta só pode garantir uma vaga”, lembra Ciro.

A equipe vem participando de diversas disputas desde o ano passado e tem grandes chances de obter bons resultados, segundo o coordenador geral de esportes do CPB, Edílson Alves. “Estamos levando o que há de melhor no atletismo brasileiro. Desta delegação, temos pelo menos 20 atletas em condições técnicas de garantir pódio”, comentou.

Nomes já consagrados no meio, como Antônio Delfino (ouro nos 200 e 400m em Atenas) e Ádria dos Santos (ouro nos 100m e prata nos 200 e 400m em Atenas) estão na lista de convocados, assim como promessas do esporte, como Indayana Martins e Lucas Prado. Os dois velocistas conseguiram uma vaga na mais recente etapa do Circuito Brasil Paraolímpico, em Belém, que aconteceu me julho desse ano.

“Estou muito feliz mesmo por ver um trabalho conjunto de luta e determinação com meu técnico dando frutos tão importantes como essa convocação para o mundial”, afirma Indayana, que compete na categoria T13 (deficiência visual).

O Mundial de Atletismo do IPC ocorrerá de 2 a 11 de setembro, na cidade de Assen, Holanda, e contará com cerca de 1.500 atletas de 72 países.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts