Pare de ver o treino de explosão como vilão! Descubra seus benefícios

Pare de ver o treino de explosão como vilão! Descubra seus benefícios
Foto: Adobe Stock

Os treinos de explosão também conhecidos como de tiros, ou intervalados fazem parte da planilha de quase todo corredor. Isso porque ajudam a melhorar aspectos como força, resistência e velocidade simultaneamente. Os treinos explosivos são considerados um dos mais cansativos, já que fazem o corredor ir sempre o mais rápido possível. Quanto menor for a distância, maior deverá ser a velocidade, para tirar o atleta da zona de conforto.

Para aumentar a velocidade, é necessário fazer mais força ou aumentar a frequência dos movimentos, ou ambos. Isso exige mais energia, sangue e oxigênio para os músculos, o que faz desse tipo de treino tão exaustivo, porém necessário.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Benefícios

Ajuda a melhorar o condicionamento aeróbio e anaeróbio, a capacidade de suportar esforço a fim de deixar o corredor mais rápido. Além de acelerar o metabolismo e potencializar a queima de gordura. Trabalha a musculatura de forma específica, fortalecendo várias partes do corpo, principalmente as mais usadas durante a corrida, como coxa, panturrilha e glúteos.

Também estimula a resistência, potência, velocidade, corrige a postura e ainda eleva a disposição e condicionamento, tanto para a corrida quanto para o dia a dia.

Como deve ser realizado?

De acordo com o treinador Nelson Evêncio, há vários tipos de treinamentos de explosão, extensivos (suaves, porém com mais repetições) intensivos (fortes e com menos repetições), em distâncias curtas, como 100m, 200m, 400m, 600m ou 1000m ou em distâncias mais longas, como 1200m, 1500m, 1600m, 2000m ou um pouco mais.

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!

Ele dá um estímulo em ritmo mais forte, com frequência cardíaca de 85% para cima, alternado com uma pausa trotando andando ou parado, dependendo do tipo de treino, repete-se por várias vezes.

Tudo depende também do objetivo do corredor, distância de prova e fase de treinamento. É importante ter uma orientação voltada às suas necessidades, é essa combinação que provoca os resultados, afirma.

Leia também:

 Dicas para escolher o tênis ideal para a sua corrida 
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts