Parque Farroupilha (Redenção)

Também conhecido como Parque Redenção, ou apenas Redenção, o Parque Farroupilha é o mais antigo parque de Porto Alegre e, ao mesmo tempo um dos mais freqüentados.

O parque oferece diversas atrações, tais como pedalinho, parque de diversões, cafés, entre outros.

O Farroupilha é todo aberto, não possui cercas e em seu interior está localizado o Parque Ramiro Souto, onde são praticados diversos esportes.

Informações Úteis:

Endereço Entre os bairros Bom Fim e Cidade Baixa, no polígono formado pelas avenidas José Bonifácio, João Pessoa, Engenheiro Luiz Englert, Setembrina e Osvaldo Aranha
Telefone (51) 3286-4458 (Farroupilha) e (51) 3311-4877 (Ramiro Souto)
Horário de Funcionamento Livre
Entrada Grátis sim
Estacionamento Sim
Sanitários Sim
Bebedouros Sim
Guarda Volume Não
Permitido a entrada de ciclistas Sim
Espaço para crianças Sim, o parque conta com cinco áreas de recreação infantil
Vestiário Não
Equipamentos para o auxílio de exercícios físicos Não
Possibilidade para cadeirantes treinarem Sim
Segurança Sim. É feita por 12 guardas da Brigada Militar, com motos, viaturas e cavalaria, além de quatro guarda parques

Percursos

Existe um percurso bem utilizado pelos corredores e um outro alternativo, mas nenhum deles possui marcação de distância.

  • Volta por fora no perímetro do parque, com distância de 2000 metros. Esse é o mais utilizado pelos corredores.

  • Percurso do monumento ao Expedicionário ao estacionamento do Parque, com 1000 metros (ida e volta). Não é tão utilizado, pois o fluxo de pessoas nesse trecho é muito grande, devido às atrações turísticas encontradas por lá.

    Dicas

    Em todos os parques de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Esportes promove um programa de caminhadas e corridas orientadas, ministrado por professores de educação física da rede municipal.

    O usuário recebe um tratamento individual, com orientação sobre o ritmo adequado, de acordo com o biótipo dele, histórico de patologias e condição física.

    Também são medidas a freqüência cardíaca e pressão arterial. O serviço funciona todas as quartas, sextas e sábados das 8h às 11h15, no Espaço Cívico, ao lado do Monumento ao Expedicionário.

    Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

  • Redação Webrun

    Redação Webrun

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

    Ver todos os posts