Matéria originalmente publicada 06/11/2015
Cada vez mais visível e comentada no mercado, a pasta de amendoim é uma ótima opção para praticantes do esporte e para quem está de dieta. O nutricionista Rafael Brasília explica que a digestão mais lenta e a consequente liberação na corrente sanguínea, faz com que o alimento seja ideal antes de exercícios de longa duração.
É importante ficar atento a diferença entre a pasta e manteigade amendoim Foto: Gene.arboit – CC BY-SA 3.0/Fotolia
“Recomendo o consumo diário para pessoas que tem um gasto calórico alto. Para os que tem menor gasto, indico apenas antes de corridas longas”, diz. A pasta é uma ótima opção para matar a vontade de doce, sendo que diversas pessoas estão trocando junk foods, como biscoitos e chocolates por algo mais saudável.
Mas o nutricionista alerta que devemos ficar atentos ao comprar o produto. “Pode haver confusão entre a pasta e a manteiga de amendoim. A pasta é praticamente amendoim triturado, enquanto a manteiga contém açúcar, conservantes e outras porcarias na fórmula. Dentre as pastas nacionais já encontramos adição de mel, adoçante e whey, eu sugiro a utilização da simples, sem nenhuma adição”, diz.
Rafael não recomenda produzir seu próprio produto em casa. “É mais trabalhoso e não tem ganho quando comparada às pastas simples. Não compensa o trabalho”.