
Diomar colocou um pé nas Olimpíadas (foto: Agência Luz/ BMF Bovespa)
O paulista Diomar Noêmio de Souza conquistou no domingo (22/04) o índice para participar das provas de 800 metros dos Jogos Olímpicos (6, 7 e 9 de agosto). Diomar, que representa o Clube de Atletismo BM&F Bovespa, foi o vencedor da modalidade no Campeonato Estadual Gaúcho, em Porto Alegre.
Ele admite que a marca foi uma grata surpresa. Competi em Porto Alegre para dar uma soltada nos treinos, mas o resultado veio e estou muito feliz”, declara o atleta, natural de Matão.
O tempo de 1min45seg62 é mais veloz do que o parâmetro estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para classificação às Olimpíadas o índice da CBAt é de 1min45seg92, enquanto o índice A da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) é de 1min45seg60. Como o índice alcançado permite apenas um atleta por país, Diomar deve competir para melhorá-lo.
O tempo registrado é a segunda melhor marca mundial do ano, mas Marcelo Lima, treinador do BM&F, sugere cautela. Tem o Kleberson David, o Fabiano Peçanha, o Lutimar Paes, o Fernando Lina, todos com chance de obtenção de marcas.”
Agora, Diomar deve trabalhar para competir bem no Troféu Brasil de Atletismo (27/06 a 01º/07) quando grande parte das vagas brasileiras deve ser definida. O dia primeiro de julho é também o dia em que expira a obtenção do índice para as provas de pista.
Este texto foi escrito por: Webrun