Pedalar de sapatilha pode fazer toda a diferença

Andar de bicicleta é algo que a maioria das pessoas aprende quando pequeno e para muitos a paixão torna-se tão grande que o pedal vira seu principal hobby, meio de transporte e para os atletas, uma profissão. O que os não tão envolvidos no esporte sabem, é que há o uso de sapatilha de ciclismo, que faz toda a diferença na perfomance.

Ao pedalar de sapatilha o ciclista fica clipado, fazendo com que o movimento de compressão dos pedais seja mais eficiente, como explica o triatleta e treinador Santiago Ascenço. “Falando de uma forma bem simples, o atleta consegue aproveitar todo ciclo da pedalada. Para a prática do triathlon eu recomendo sapatilhas com um ou no máximo dois velcros, eles são ideais pois são fáceis, rápidos de calçar e tirar”.

 

Enfrente o Desafio Gear Up! Bike Challenge. Inscreva-se aqui!

 

O primeiro uso da sapatilha não é tão fácil,porém ao se acostumar o atleta ganha muita confiança e “clipado” a força torna-se mais concentrada, melhorando a performance em cima da bike. O costume de “desclipar” o pé da bike vem com o tempo e em um primeiro momento o atleta deve ficar atento para evitar quedas.

 

Pedale com mais eficiência usando a sapatilha Foto: nenetus./Fotolia
Pedale com mais eficiência usando a sapatilha Foto: nenetus./Fotolia

Cuidados

A caminhada ao descer da bike pode ser algo incômodo, já que a sapatilha possui uma parte para fora fazendo muito barulho, além do solado rígido que pode causar dores se você andar por muito tempo.

Lembre-se a sapatilha não é essencial, mas se você pretende percorrer distâncias mais longas ou enfrentar subidas pelo caminho, há algumas vantagens que devem ser avaliadas. Vá atrás de sua melhor performance!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts