Penalty, Nike e Adidas lideram Top of Mind

Nike: em segundo lugar na mente dos consumidores (foto: Divulgação)
Nike: em segundo lugar na mente dos consumidores (foto: Divulgação)

Considerado o “Oscar” da publicidade brasileira foi divulgado este mês os vencedores do prêmio “Top of Mind” em sua 14ª edição. O evento premia as marcas e empresas mais lembradas (share of mind) pelos consumidores. A dinâmica da pesquisa realizada pelo DataFolha entre os dias 17 e 19 de agosto deste ano com base em 5.120 entrevistas, é bastante simples.

Abordado pelo entrevistador o público responde a seguinte questão: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?” Depois segmenta-se a pergunta por categorias de produtos, como: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em material esportivo?”

Material esportivo é uma categoria que aparece pela primeira vez na história do prêmio, vindo a substituir a categoria Tênis (calçado esportivo). A vencedora esse ano foi a brasileira Penalty, ficando a norte-americana Nike em segundo lugar, com 14% e 11%, respectivamente.

Na terceira colocação ficou a alemã Adidas, que obteve 10% das lembranças, seguida pela Topper com 7%. Fica evidente que todas as marcas tem algo em comum. São fortemente associadas ao futebol, esporte mais popular no país.

O fato curioso segundo o jornal “Folha de São Paulo,” idealizador do prêmio, é que “material esportivo ficou entre as categorias que registram maior número de entrevistados que não souberam mencionar nenhuma marca: 34%”.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

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