Por que adotar o treino intervalado na sua planilha?

treino intervalado
Foto: Fotolia

Para ir cada vez melhor é preciso ter força, resistência e velocidade, com esse objetivo, o treino intervalado já faz parte da planilha de muitos corredores, o Webrun conversou com o treinador Nelson Evêncio para entender o por quê.

Quais os benefícios do treino intervalado?

Ele melhora o condicionamento aeróbio e anaeróbio, a capacidade de suportar esforço, deixando o corredor mais rápido. Além de acelerar o metabolismo e potencializar a queima de gordura.

O treino intervalado também trabalha a musculatura de forma específica, fortalecendo várias partes do corpo, principalmente as mais usadas durante a corrida, como coxa, panturrilha e glúteos.

+ Participe de uma corrida virtual, escolha sua prova!

Qualquer um pode fazer?

Esse treino é voltado a pessoas condicionadas que já conseguem correr pelo menos 30 minutos seguidos, sem sofrer, que não estejam muito acima do peso e que tenham uma boa preparação muscular. Serve para várias modalidades físicas, para corredores de praticamente todas as distâncias, principalmente para quem visa performance.

Com que frequência?

Depende do tipo e distância de prova e da fase de treinamento que o corredor estiver, mas para corredores de rua amadores uma ou duas vezes por semana, com intervalo de pelo menos três dias, é o ideal.

Como deve ser realizado?

Há vários tipos de treinamentos intervalados, extensivos (suaves, porém com mais repetições) intensivos (fortes e com menos repetições), em distâncias curtas, como 100m, 200m, 400m, 600m ou 1000m ou em distâncias mais longas, como 1200m, 1500m, 1600m, 2000m ou um pouco mais.

O treino intervalado dá um estímulo em ritmo mais forte, com frequência cardíaca de 85% da para cima, alternado com uma pausa trotando andando ou parado, dependendo do tipo de treino, repete-se por várias vezes.

Tudo depende também dependendo do objetivo do corredor, da distância de prova e da fase de treinamento. É importante ter uma orientação voltada às suas necessidades, é essa combinação que provoca os resultados.

+ Escolha seu próximo desafio na corrida!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts