• Corridas de Rua - Posso tomar cerveja após uma corrida de rua?

Posso tomar cerveja após uma corrida de rua?

O álcool é consumido por grande parte da população mundial, isso é inegável e a cerveja é uma das principais opções durante diversos momentos de descontração, principalmente em celebrações pós-eventos esportivos.

Diversos corredores comemoram as marcas alcançadas em restaurantes e bares, sem dispensar a bebida gelada após uma longa prova. Ela simboliza a recompensa de um longo trabalho até chegar no momento final.

Participe da Maratona de Curitiba!

Foto: Lazyllama/Fotolia Foto: Lazyllama/Fotolia

Esse hábito pode atrapalhar o desempenho esportivo?

É importante lembrar, que quando falamos do corpo humano, não existe regra exata já que cada um pode reagir de uma forma, independente da substância ingerida.

O especialista em Medicina do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Dr. Marcos Henrique Laraya, cita alguns problemas gerados pelo excesso de álcool. “Quem pratica atividade física e consome o álcool tem uma deterioração da qualidade física. A bebida diminui a força, velocidade, capacidade respiratória e muscular, o equilíbrio e prejudica a respiração. A desidratação é uma das consequências mais comuns da combinação. O álcool tem efeito negativo sobre a função renal, fazendo com que haja uma perda de água pela inibição do ADH e, consequentemente, uma perda também de eletrólitos através do suor e da urina”.

O valor nutricional

Olhando friamente os números, um litro de cerveja possui cerca de 200 calorias, enquanto isso, um corredor com peso em média de 70 kg, gasta aproximadamente 125 calorias por quilômetro percorrido. Sendo assim, podemos concluir que o consumo moderado não é capaz de ocasionar ganho de peso excessivo ao atleta.

Efeitos do álcool na recuperação

Consumir álcool muito cedo depois de uma prova ou treinamento pode atrapalhar sua recuperação. Ele aumenta a desidratação, interfere na síntese de glicogênio e prejudica a cicatrização.

Por ser um diurético, o corpo perde mais fluídos do que recebe e isso resulta em quadros de cansaço excessivo e dores recorrentes no dia seguinte.

Existe então algum momento menos prejudicial para beber?

Segundo o Dr Marcos Henrique, o efeito da ingestão de bebidas alcoólicas depende de diversos fatores. O ideal é que o consumo de álcool aconteça até 72 horas antes da prática de atividades físicas e com moderação. Encontre o momento certo para beber a tão desejada cerveja e saiba medir a quantidade evitando os excessos.

Lembre-se: aprecie com moderação!

Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli

Comentários

Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade