• Postura - Postura na corrida: como não prejudicar seu rendimento?

Postura na corrida: como não prejudicar seu rendimento?

Com certeza você já sentiu dores nas costas por conta de um treino de corrida, ou de alguma atividade física que realizou. Uma das possíveis causas desse problema é a falta de postura na corrida, ou a recuperação realizada de maneira incorreta.

+ O seu calendário completo de corridas está aqui!

Além de manter a postura em que o corpo se sinta confortável, é essencial a realização de alongamentos, antes e depois do exercício. A especialista em reumatologia, Dra. Cláudia Goldenstein, explica como o quadro de dores na coluna pode ser revertido.

“Uma postura correta é primordial para atletas em todos os sentidos, principalmente nos momentos de atividade intensa, algo que afeta completamente seu rendimento, sua estabilidade física, saúde e possíveis dores, incômodos ou lesões. A forma como se alinham os joelhos braços, quadril e pescoço, influencia diretamente nos resultados da atividade”, comenta.

Como a postura na corrida pode influenciar seu rendimento - Foto: Adobe Stock

A postura na corrida 

Cláudia indicou como deve ser a postura ideal na corrida, para evitar dores, incômodos e lesões nas costas de maneira geral:

– Coluna reta;

– Cabeça levantada;

– Ombros relaxados;

– Braços devem estar paralelos, mantendo os cotovelos flexionados;

– Tronco e pescoço precisam estar eretos e alongados, ligeiramente projetados à frente;

– Os joelhos devem estar ligeiramente flexionados;

– O contato do pé com o solo deve ser feito com o meio do pé ou ante pé.

Alongamento para evitar lesões

A especialista explica que o alongamento é essencial e deve ser feito antes e depois da atividade física, independente do exercício praticado. Alongar, não apenas as costas, mas o corpo inteiro, pode trazer muitos benefícios para o atleta em questão

“O alongamento prepara, relaxa e aquece o corpo para possíveis lesões, distensões, inflamações ou dores, além de manter a flexibilidade e a circulação sanguínea nos músculos”, explica Cláudia.

Para conseguir alongar o corpo, é necessário fazê-lo em movimento, de forma dinâmica, preparando o corpo para as atividades físicas. “O ideal é explorar cada parte de seu corpo com corridas, massagens e exercícios diferenciados. Porém, é necessário ficar atento, cada corpo e organismo necessitam de diferentes formas de alongamento, cada um indicada para sua resistência e força”, completa.

+ Garanta a sua inscrição para a 2ª Maratona Internacional de Manaus!

Juntamente com massagens, medicações e, dependendo do caso, cirurgias, o alongamento pode recuperar o corpo de alguma lesão ou incômodo nas costas. Porém, vale ressaltar que cada caso necessita de um cuidado diferente, então o mais indicado é consultar um médico especialista no assunto para tratar seu corpo da forma mais adequada e certeira.

*Fonte: Dra. Cláudia Goldenstein, especialista em reumatologia, professora e pesquisadora no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Comentários

Tags:, , , , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade